Hirai: "Concorrência vai durar 5 anos"
E diz que uma audiência mainstream é inconstante.
O presidente da Sony Computer Entertainment, Kaz Hirai, pensa que a Xbox 360 e a Wii só tinham planeado ter um ciclo de vida de 5 anos e diz que dúvida que a audiência casual da Nintendo vai continuar agarrada à consola durante tanto tempo.
"Se fores rapidamente para uma audiência casual e não apoiares a tua audiência de jogadores tradicionais então vais perder o grande pilar que apoia a tua plataforma. Sem esse pilar vais acabar por ter um audiência inconstante que até pode ser grande mas que provavelmente vai acabar por mudar de consola," disse Hirai ao The Guardian.
"Isto é óptimo se tiveres em mente um ciclo de vida de cinco anos como todos os nossos concorrentes, mesmo se olharem para a sua história, vêem que eles sempre fizeram isso. A nova consola é lançada e a velha é imediatamente excluída."
Para além disso, Hirai disse que julgar o sucesso da PS3 depois de dois anos é algo prematuro, porque a Sony tem um plano de vida para a consola que é de 10 anos.
"Para as outras consolas que têm um ciclo de vida de cinco anos é muito mais fácil de avaliar o desempenho passados dois anos," acrescentou ele, ignorando o facto de Shane Kim já ter dito que acredita que a Xbox 360 vai continuar bem viva até 2015.
Como todos sabemos a Sony e a Microsoft revelaram as suas tecnologias de controlo por movimentos na E3. A Sony apresentou um controlador protótipo que tem sensores internos e uma esfera que é seguida pelo PlayStation Eye.
Kaz Hirai disse estar confiante sobre o seu controlador e acrescentou que as editoras estão muito entusiasmadas sobre aquilo que viram. No que respeita à tecnologia da Microsoft, Hirai disse que, "Olhem para o EyeToy: tivemos um sucesso tremendo com ele na PS2. Se a Microsoft decidiu que querem fazer o seu na 360 então óptimo, isso é fantástico."