Homem preso por vender cópia falsificada do primeiro número de Dragon Ball
Pediu mais de mil euros por uma cópia.
A polícia japonesa revelou que prendeu um homem de 50 anos por vender uma cópia falsificada da edição 51 da revista Weekly Shonen Jump da Shueisha, lançada originalmente em 1984 e onde foi apresentada pela primeira vez a manga de Dragon Ball.
Segundo a Polícia de Ishikawa, este homem do distrito de Tóquio vendeu esta cópia falsificada como se fosse genuína. Uma vez que este número inclui o primeiro capítulo da obra de Akira Toriyama, é um artigo de coleção muito cobiçado e o vendedor tentou aproveitar-se.
O suspeito é acusado de criar uma falsificação para a vender, mesmo com o conhecimento que estava a quebrar as leis de proteção dos direitos de autor em vigor no Japão.
Esta falsificação foi vendida por mais de 1,230 euros e tendo em conta que inclui o primeiro capítulo de Dragon Ball, o seu valor poderia ir além deste que foi aqui pedido.
O comprador é dono de uma versão genuína desta mesma edição e quando chegou a casa comparou as duas versões e descobriu de imediato diferenças na qualidade do papel e na cola que une as páginas. Após contactar a polícia, ajudou a apanhar o vendedor e falsificador.
Perante tentativas similares, a Shuheisha emitiu um aviso para possíveis compradores, alertando para o perigo de adquirir versões falsificadas de números antigos.