Hot Wheels Unleashed 2 - Turbocharged - Análise - Brincar aos carrinhos
O divertimento está garantido.
O prazer dos jogos de condução e corridas arcade é o imediatismo. Por norma são jogos acessíveis e desafiantes, acrescentando provas que vão testando a perícia do jogador sem grandes projecções realistas. Assegurada a sensação de velocidade e uma boa física, o ambiente é secundário. Digamos que este é um tipo de produção que não é totalmente desconhecido dos italianos da Milestone. Ainda que muitos dos jogos saídos do seu estúdio sejam resultado das licenças de provas e eventos pautados pelo realismo, também os há mais acessíveis, desafiantes e até mesmo originais.
Há dois anos tivemos a oportunidade, precisamente por esta altura, de avaliar o primeiro jogo da série Hot Wheels Unleashed, numa ligação com a Mattel, a marca que fabrica os pequenos carros de brinquedo e as pistas e garagens por onde circulam. Com um projecto ambicioso em mãos, não se pode dizer que os italianos tenham sido estonteantes na estreia. Mas também não foram demasiado lestos à chegada. Com um jogo que acabou por cumprir minimamente com o esperado, o que se pode dizer desta sequela, Hot Wheels Unleashed 2 - Turbocharged, é que é mesmo mais e melhor.
A sequela refaz boa parte do original, apresenta uma campanha recheada de corridas e eventos especiais e aumenta as pistas e os pequenos bólides à disposição. Por outro lado, a jogabilidade também está reforçada, com doses de nitro a proporcionarem elevadas velocidades e uma técnica de drift óptima para curvar depressa, ao melhor estilo do saudoso Colin McRae. Claro que há mais conteúdos que reforçam o jogo, principalmente um editor de pistas e uma componente online, a juntar a outros modos de jogo.
Uma campanha recheada de eventos
À semelhança do jogo anterior, o jogador controla um veículo de reduzidas dimensões em pistas de plástico colocadas em cenários realistas. Os modelos apresentados são da marca Hot Wheels, muito fiéis aos originais, com a particularidade de assumirem diferentes características. Alguns são mais velozes e ágeis, enquanto que outros proporcionam uma melhor condução ou travam melhor mas possuem menos velocidade de ponta. Os carros assumem diversos formatos, propícios para rectas ou superfícieis que requerem maior tracção. Dos desportivos aos quatro rodas gigantes, passando pelas duas rodas e quads, há uma grande variedade de veículos a escolher, num total de 130.
O jogador adquire os carros à medida que obtém créditos com o progresso logrado na campanha. No espaço de uma hora são apresentadas opções diferentes, com preços para várias carteiras. A apresentação dos carros é muito boa, com modelos em tudo semelhantes aos congéneres de brincar. A campanha constitui assim a parte central desta edição Turbocharged. Há uma história, com protagonistas que se divertem a atacar coisas gigantes que invadem os cenários por onde circulam os carros, ao estilo de uma animação de sábado de manhã. É uma narrativa simples e que cumpre o propósito. O melhor da campanha resume-se à quantidade de provas. Fugir ao último lugar, superar o melhor tempo numa série de voltas rápidas, acabar no pódio ou vencer uma corrida, e até enfrentar determinadas criaturas acertando nos alvos colocados no percurso.
Existe uma boa variedade de pistas e diferentes percursos, instalados em áreas tão diversas: um jardim, um salão de jogos, um campo de golfe, uma estação de abastecimento de automóveis. As pistas são normalmente rápidas, com loops que requerem velocidade, ondulações e até escondem perigos, como bolas de derrube de edifícios em funcionamento. As construções são inventivas, resultando em secções de cores muito vivas, contrastantes e algo plastificadas, tudo típico do universo Hot Wheels. Esta riqueza dos espaços é depois combinada com uma magnífica sensação de velocidade e controlo dos carros em drift, uma das técnicas elegíveis. É que os carros também podem saltar, embater num rival para o lançar fora da pista e atravessar secções que disparam a velocidade. Contudo, alguns eventos são demasiado parecidos, podendo causar uma sensação de repetição e semelhança com provas passadas.
Corridas loucas no museu dos dinossauros
Querer chegar depressa à frente pode ser meio caminho andado para uma saída de pista, caso em que basta premir um botão para recolocar o carro em marcha dentro da pista, ainda que a custo de alguns preciosos segundos. Às vezes a sensação de velocidade é de tal modo encorajadora que não há como evitar um ressalto ou uma queda mal dada. As partidas também podem ser melhoradas e o uso do “nitro” doseado pode facilitar as ultrapassagens. De um modo geral a sensação de condução melhorou claramente face ao jogo anterior. É mais divertido, desafiante e com uma sensação de velocidade mais rápida, capaz de lembrar jogos de aeronaves, tipo Wipeout.
A produção visual é cuidada, mesmo não sendo do mais notável. A produção é consistente, apresenta uma elevada cadência de fotogramas, sem quebras ou soluços. O aspecto plastificado dos carros e pistas é consistente com os modelos e construções da marca Mattel, o que resulta numa imagem bastante atractiva. A possibilidade de editar as pistas é outra mais valia. O jogador pode dar um toque pessoal ao museu dos dinossauros ou ao percurso de mini golfe. É igualmente concedido um editor de pinturas dos veículos, para que a apresentação dos carros seja altamente personalizada. É uma tarefa bastante simples, sem a complexidade que outros jogos tendem a seguir.
Como outros jogos de corridas arcade, Hot Wheels Unleashed 2 - Turbocharged proporciona uma óptima abordagem aos pequenos carros. O ímpeto do coleccionismo está lá, até porque os carros são muito diferenciados ao nível do comportamento, o que torna a escolha para uma corrida ou prova, um momento crucial, levando o jogador a querer este e aquele modelo. Este jogo é também a prova em como a Milestone melhorou sobre a base original, de um jogo que tem na campanha e no editor de pista um reforço em termos de competição. Algumas provas tendem a repetir-se, é verdade, não foge a alguma saturação, mas quando a jogabilidade é boa e consistente, para lá da consistência em termos visuais, o divertimento está garantido.
Prós: | Contras: |
|
|