Hyenas foi o projeto mais caro de sempre da Sega, diz fonte não oficial
Esteve cinco anos em desenvolvimento.
A Sega decidiu cancelar Hyenas da Creative Assembly e ao decidir que este jogo de tiros desenhado como um serviço não seria lançado, a companhia surpreendeu quem o elogiou após a presença na Gamescom e quem o esperava ver disponível nos próximos meses.
De acordo com informações de várias fontes que trabalharam no desenvolvimento de Hyenas e preferem manter-se no anonimato, partilhadas pelo YouTuber Volound pelo VGC, o projeto Hyenas sofreu com má direção, mudança abrupta de motor e um design demasiado cauteloso.
Uma das fontes disse que "os líderes estavam a dormir ao volante", que uma mudança de motor prejudicou o desenvolvimento e a "tentativa de entrar num mercado saturado e não apostar em algo arrojado" são factores que prejudicaram o projeto.
Estas fontes indicam que Hyenas esteve 6 anos em desenvolvimento e a proposta foi um jogo inspirado em "Destiny, Escape from Tarkov e PUBG" numa experiência PvPvE, na qual o objetivo era entrar em cofres, enfrentar a IA e outros jogadores para roubar tesouros.
Membros da equipa de desenvolvimento dizem que tudo começou com inspirações em Han Solo para o tom das personagens e dizem ainda que Neill Blomkamp visitou o estúdio e foi a origem da ideia para o conceito central do jogo, pessoas que roubam não para sobreviver, mas sim para obter relíquias antigas do planeta Terra.
Um dos ex-funcionários da Creative Assembly diz que foi muito difícil conseguir acertar numa visão para o jogo e que as coisas mudaram diversas vezes, até para o modelo de negócio e que os funcionários trabalhavam sem saber exatamente como seria Hyenas.
Após alguns testes fechados, Hyenas foi considerado pela Sega como um jogo cujo modelo de negócio estava a ser difícil de avaliar e até poderia chegar como gratuito, mesmo sendo o projeto mais caro de sempre da Sega, diz uma destas fontes.
Perante a falta de visão e dificuldades, a Sega decidiu que Hyenas não seria um jogo premium e seria mesmo lançado como jogo gratuito apoiado por micro-transações, mas a Creative Assembly tinha pouquíssimos conteúdos planeados para o pós-lançamento, o que representou uma nova adversidade.
Apesar de não sabermos o valor ao certo, uma fonte disse a Volound que Hyenas foi o projeto mais caro de sempre da Sega, superior aos $70 milhões de Shenmue e isto significou supervisores da divisão japonesa com presença constante nos escritórios do Reino Unido.
Os ex-funcionários dizem ainda que não estão irritados com a Sega, mas sim com a Creative Assembly pela falta de visão e por despedir pessoas que nem sequer trabalharam em Hyenas.