Passar para o conteúdo principal

id Software pensou na hipótese de pagar aos modders em 1995

John Romero acredita que os modders deviam ser recompensados pelo seu trabalho.

Segundo as mais recentes declarações do lendário John Romero, a id Software pensou em recompensar monetariamente os criadores de mods 20 anos antes da Valve.

Durante uma entrevista com o GamesIndustry, a mente por detrás de Doom, contou que antes do lançamento de Quake a id Software planeou um portal que iria reunir as criações da comunidade.

"Sempre acreditei que os criadores de mods deviam poder fazer dinheiro com as suas criações," comentou Romero. "Em 1995, enquanto fazíamos Quake, tivemos a ideia de começar uma companhia chamada id Net. Esta comapnhia seria o portal onde os jogadores poderiam conectar-se e jogar com os mods de outros criadores. Era para ser um site classificado com níveis e mods escolhidos por nós na id, e se colocássemos o teu conteúdo na nossa rede, iríamos pagar-vos uma quantidade equivalente ao tráfego que o teu conteúdo gerasse no site."

Doom que foi lançado em 1993 é provavelmente o jogo mais modificado da história, desde que foi lançado até agora centenas de entusiastas criaram níveis e modificações por diversão ou apenas por curiosidade. Pelas declarações de Romero, fica implícito que a companhia pretendia impulsionar as modificações com Quake.

Segundo Romero a id Software descartou esta ideia para trabalhar no lançamento de Quake, no entanto insistiu que os modders deviam ser recompensados pelo seu trabalho.

"Ainda acredito que os criadores devem ser recompensados pelo seu trabalho árduo. É isso que fazemos nas nossas companhias de jogos, porque deveria ser diferente para as pessoas de fora?", concluiu.

Lê também