Inaba compara Ocidente vs Oriente
Jogadores Ocidentais tem visão alargada.
Atsushi Inaba, o produtor de Vanquish, também decidiu comentar sobre a recente discussão na indústria quanto ao mercado e jogadores Ocidentais comparados com o mercado e jogadores Orientais.
Em conversa com a Edge Online, Inaba fala do que diz ser mesmo uma "tendência negativa" no seu país de origem, o Japão.
"Os jogadores Japoneses não sentiram necessidade de comprar jogos importados no passado e de os jogar. Em alto contraste, os jogadores Ocidentais importavam muito."
"Penso que os jogadores e criadores Ocidentais tem há muito uma visão mais alargada e completa dos videojogos. Shooters permanecem menores no Japão."
Inaba falou ainda sobre como 'Yoge' - traduzido como 'jogo estrangeiro' - se tornou sinónimo de shooter no Japão.
"Ao mesmo tempo, Yoge é igual a difícil, o que significa que shooters igual a Yoge igual a 'muito difícil para mim'. E para ser sincero, poucas pessoas conhecem Gears of War ou Mass Effect ou até Call of Duty no Japão."
O impacto que isto teve na Platinum Games, onde Inaba trabalha, fez mesmo com que o estúdio "esquece-se o mercado Japonês completamente" na criação de Madworld, algo que já não acontece em Vanquish.
"Se dás muita importância ao mercado Japonês existe uma forte possibilidade que o teu jogo não apele ao Ocidente. Por isso a escolha é clara. Focamos no mercado estrangeiro pelas razões óbvias, não esquecendo necessariamente o Japão."