Passar para o conteúdo principal

"Indústria dos jogos em estado de decadência"

Pachter preocupado com vendas de Maio.

De acordo com o famoso analista Michael Pachter, os dados de vendas nos Estados Unidos que foram apresentados pelo NPD no dia de ontem, vêm apenas reforçar a ideia de que a indústria dos videojogos está em declínio.

Falando em jeito de reacção aos resultados - que viu vários jogos com vendas bastante abaixo do esperado em Maio - Pachter disse que espera que os investidores fiquem realmente chocados com os números.

"Tornou-se bastante claro que vários jogos tiveram um desempenho bastante abaixo do esperado durante o mês de Maio," disse ele, destacando o facto das vendas dos jogos da Nintendo terem a tendência para encolher, apesar do número de utilizadores da Wii aumentar.

"As vendas de software da Wii desceram 29% em relação ao mesmo período do ano passado e as do software para a DS desceram 13%, enquanto que as vendas de software da PS3 aumentaram 58% e as de software para a Xbox 360 aumentaram 29%," disse ele.

"Pensamos que isto é assinalável, dado o crescimento da base instalada de possuidores da Wii de 44% e do crescimento da base instalada de possuidores da DS de 33% durante os últimos 12 meses. Na nossa perspectiva, isto quer dizer que os consumidores da Nintendo ou não encontram software que os satisfaçam, ou que precisam de menos software do que os consumidores da Sony e da Microsoft."

Pachter assinalou também que houve uma série de jogos importantes - como Alan Wake, Prince of Persia, Shrek, Lost Planet 2, Iron Man 2 e Skate 3 - venderam todos menos de 200 mil unidades.

"Esperamos que os investidores continuem assustados com estes resultados de Maio, resultados esses que começam a reforçar a ideia de que a indústria de videojogos está num estado de decadência," disse ele.

"Acreditamos que nestes últimos anos as editoras e produtoras de jogos criaram conteúdos multi-jogador mais robustos, e que com isso os jogadores mais hardcore jogam durante mais tempo aos mesmos jogos, do que faziam no passado, levando a que as vendas de jogos novos sejam mais baixas."

Lê também