Inesperado formato musical de Joker: Folie à Deux é o grande flop do ano
Orçamento quase três vezes superior ao do original.
Joker: Folie à Deux, a aguardada sequela de Joker de 2019, já chegou aos cinemas, mas a receção está a ser muito negativa, tanto por parte da audiência como da crítica especializada. As críticas no Rotten Tomatoes pintam um quadro sombrio para a sequela, com apenas 38% de aprovação do público e 39% da crítica, uma queda acentuada em relação ao filme original, que alcançou 90% de aprovação por parte do público.
Grande parte das críticas dos espectadores centra-se no inesperado formato musical da sequela. Muitos referem que a inclusão dos números musicais afetou negativamente a narrativa e a atmosfera sombria que caracterizou o primeiro filme. Nos comentários, é referido que as canções interrompem o desenrolar da história, sendo descritas como desnecessárias e irritantes, sendo que a atuação de Lady Gaga, apesar de enérgica, não é suficiente para salvar o filme de um sentimento geral de desilusão.
A crítica especializada também não poupou o filme. Enquanto algumas críticas elogiam a profundidade psicológica de Folie à Deux, como o final brutal que subverte as convenções da banda desenhada, outras são muito mais duras. Muitos críticos descreveram o filme como caótico e profundamente estúpido, chamando a atenção para a falta de coesão do enredo e as inconsistências de tom.
O fraco acolhimento de Joker: Folie à Deux, tanto pela crítica como pelo público, poderá ter um impacto considerável no seu desempenho financeiro. O filme teve um orçamento de cerca de 190-200 milhões de dólares, quase três vezes superior ao do seu antecessor de 2019, o Joker original, mas as projeções de bilheteira para a estreia mundial são de apenas 140 milhões de dólares, muito abaixo do êxito anterior
O filme poderá ter dificuldades em recuperar o seu elevado investimento, mesmo com grandes estrelas como Joaquin Phoenix e Lady Gaga. Se as críticas negativas e o boca-a-boca persistirem, o desempenho a longo prazo nas bilheteiras poderá ficar ainda mais comprometido, o que não seria o cenário ideal para a Warner Bros, que apostou num orçamento mais elevado na esperança de repetir o sucesso do primeiro filme, que conseguiu arrecadar mais de mil milhões de dólares a nível mundial.