Injustice 2 promete revolucionar os fighting games
Loot, Gear, XP e outros conceitos estranhos ao género.
Apesar de Injustice 2 estar já ao virar da esquina, a possibilidade de viajar até Madrid e conhecer antecipadamente o jogo foi muito valiosa. Não pela oportunidade de jogar o jogo e descobrir o potencial das suas novidades, mas também pelas palavras e apresentação de Derek Kirtzic, designer na NetherRealm Studios, que não esconde o entusiasmo por Injustice 2. Derek é a voz de uma equipa que sabe ter ido mais além do que recuperar o seu energético e convincente gameplay, sabe que foi mais longe, que introduziu novidades no género que o podem marcar para sempre.
Isso só o futuro o dirá mas quanto mais se aproxima a data de lançamento, mais atractivo Injustice 2 parece. Nestas últimas semanas, a NetherRealm tem apresentado imensas novidades, e nós fomos conhecê-las. Numa era marcada irremediavelmente pelas decisões da Capcom em Street Fighter V, especialmente pelo modelo de negócio e os modos de jogo, as equipas que trabalham num fighting game estão mais atentas e sensíveis a aspectos nos quais anteriormente podiam nem pensar.
Talvez tenha sido por isso mesmo que Derek salientou desde logo que a equipa se esforçou imenso para assegurar uma grande quantidade de conteúdo singleplayer. Antes de introduzir conceitos que parecem fazer de Injustice 2 uma espécie de fighting game RPG (apenas uma maneira de falar), Derek relembrou que a história cinematográfica que espantou tudo e todos no original, será mais uma vez um foco importante de Injustice 2. Como seria de esperar, a história decorre logo após o final do primeiro, com o Super-Homem preso enquanto alguns o tentam libertar e outros se esforçam para enfrentar uma nova ameaça de uma escala impressionante.
A história será novamente um dos focos e foi revelado que dura entre 6 a 8 horas, um bom valor para um modo que, apesar de importante, será apenas uma parte de um pacote apetrechado de conteúdos. Antes de falar em diferentes modos, a NetheRealm focou-se numa das grandes novidades, o sistema de gear. É um sistema transversal a praticamente todos os modos e será um dos principais responsáveis para passares meses a jogar Injustice 2. É importante pois permite personalizar personagens ao teu gosto mas também porque será uma das características que vai definir o jogo: para o bem e para o mal, o Gear poderá afectar a tua apreciação do jogo.
Adaptando para os fighting games sistemas de Gear e Loot comuns em outros géneros, pensa em Diablo, Destiny, Borderlands ou Division, a NetherRealm permite personalizar com novas peças 5 partes do corpo dos personagens icónicos da DC Comics. Procurando uma maior sensação de propósito, em Injustice 2 não combates somente para ver quem é o melhor ou para chegar ao final e ver os créditos, lutas para personalizar o teu personagem, lutas para aumentar o seu nível, lutas para ter melhor gear. Esta novidade molda por completo Injustice 2 pois servirá como o propósito maior.
Algum gear confere estatísticas adicionais e mais do que a existência do Gear em si e a alteração cosmética, algum Gear pode aumentar as probabilidades perante um adversário específico. Uma peça de armadura pode aumentar o dano que causas, outra pode acrescentar um qualquer benefício extra como dano com ataques nos pontos interactivos dos cenários, é mesmo como se falasses de um RPG, apesar de não ser assim tão complicado como podes já estar a pensar. Mais do que benefícios ou alterações cosméticas com o Gear, existirá ainda a possibilidade de personalizar mais com a escolha de dois movimentos especiais. Cada jogador pode escolher o seu, diferente para cada personagem, e potencialmente criar um personagem totalmente diferente de todos os que vai encontrar
"Multiverse, Gear, Loot, Boss Battles, Guilds, Side-Kicks. Injustice 2 está repleto de novidades e novos termos nos fighting games."
A NetherRealm investiu muito esforço no sistema de gear, ao ponto de o comparar ao que vês num RPG. Existem imensas estatísticas em vários atributos como força, habilidade, saúde e defesa, sem esquecer que os diferentes níveis de gear apresentam bónus consoante o seu nível: comum, raro ou épico. No entanto, o nível desse lutador em específico terá de estar à altura do nível do gear que ganhaste, caso contrário não podes equipar as peças. Como referido, é um sistema de gear similar ao que viste em jogos como Diablo, Division ou Destiny presente em Injustice 2. Provavelmente uma estreia num fighting game.
A importância deste sistema a da sua profundidade é tal que até podes equipar equipamento especial para enfrentar inimigos em particular. O exemplo dado foi um conjunto de 5 peças de uma armadura que adicionavam e aumentavam o poder kryptonite em batman para enfrentar o super-homem. Mais do que aproveitar o sistema de Gear de outros géneros e jogos populares, a NetherRealm demonstra que o soube aproveitar e contextualizar com o universo da DC Comics, algo que cai bem entre os adeptos dos comics e os adeptos dos fighting games.
Além de permitir criar "os nossos" Personagens da DC Comics, este sistema de Gear apresenta imensas varáveis e consoante o teu estilo de jogo, terás de mudar ou melhorar gear e habilidades específicas. Quando tive acesso ao jogo, mais de uma hora a jogar o modo Multiverse (mais sobre isso em baixo) ganhei peças de Gear para personagens que não estava a usar, o que me motivou a escolher personagens que de outra forma não iria escolher. Derek diz que isto é propositado, não só porque o sistema é aleatório e não asseguras de ante-mão uma peça para a personagem que queres, mas também para incentivar-te a jogar com todas os lutadores.
Outro elemento que introduz mais personalização e adiciona conteúdo ao jogo são os Shaders, que mudam a cor dos fatos para variáveis impensáveis e até existem skins que mudam por completo o aspecto do herói ou vilão. Afinal de contas, existem imensas versões destes personagens nos Comics da DC. É mais um ponto que te vai deixar mergulhado neste Injustice 2 à procura de Gear para personalizar ao teu gosto o lutador que mais gostas.
A respeito de Gear, é preciso ter em conta que cada personagem tem um limite para as peças de gear que podes ter no seu inventário. Mais um elemento de gestão. Se receberes gear numa caixa de loot para um personagem com inventário cheio, terás de escolher o que queres apagar. A NetherRealm quer que o sistema de Gear conquiste o respeito dos jogadores e sabe que este elemento de gestão é vital para conferir importância a cada peça. Tal como nos jogos cuja experiência está construída em torno do gear e do loot, terás de ler bem as estatísticas e informações para decidir o que vale a pena ser guardado e o que será desmantelado.
A respeito de grandes novidades, juntamente com o Gear, o Multiverse é muito possivelmente a maior novidade no que diz respeito a este Injustice 2, especialmente para o singleplayer. Relembrando as Living Towers de Mortal Kombat X, a NetherRealm explica que no Multiverse (tal como nos comics da DC) existem planetas diferentes todos os dias, seis por dia para sermos mais precisos, e podes entrar em missões para receber recompensas para um personagem específico. É outro incentivo para diversificar os personagens que são utilizados pois coloca o foco em personagens diferentes todos os dias, para conheceres todos os lutadores e obter gear que precisas para jogar com eles em outros modos.
É quase preciso olhar para injustice 2 como algo mais do que um fighting game tradicional. Numa era de híbridos, talvez seja melhor encarar Injustice 2 como um híbrido, como resultado da combinação de elementos que pertenciam a géneros distintos num só título, resultando em algo que pode estabelecer uma referência. Caso não estejas receptivo a estas novidades, poderás até ficar perdido. Existem imensos novos conteúdos e mecânicas que precisas conhecer e dominar. O melhor de tudo é que despertaram a nossa curiosidade como nenhum outro fighting game. Parece uma espécie de diablo em formato fighting game (em termos da relação que o loot/gear desempenha no incentivo a jogar e jogar, e jogar para obter melhor equipamento e ficar mais forte).
No momento de combater, injustice 2 continua tão dinâmico e frenético quanto os anteriores jogos da NetherRealm, é fantástico de ver em movimento. Mas o papel do gear introduz uma profundidade até agora inexistente nas mecânicas de suporte ao gameplay em si. Isto sem esquecer os modificadores, habilidades extra que podem salvar a tua vida. O exemplo visto foi Cheetah com um modificador de Scorpio que, quando disponível, causava um ataque que deixava a Mulher Maravilha em chamas e sofria dano.
Num dos planetas no multiverse foi apresentada a opção de eleger um side-kick. Contextualizado com a personagem, são heróis que surgem nos combates para ajudar. Tal como viste em jogos como Marvel vs Capcom, podes pressionar o botão e o side-kick surge para um ataque e vai embora. Não tiram muito dano mas fazem parte da estratégia e podem interromper combos e afastar o adversário.
Além do Multiverse, do Gear, do Loot (ganhas caixas ao cumprir níveis no Multiverse com itens aleatórios), dos Modificadores e dos Side-Kicks, outra novidade de Injustice 2 são as Guilds. O fantástico foco no conteúdo singleplayer permite-te aceder a planetas Multiverse criados especificalmente para guilds, onde vários jogadores vão cumprindo missões colectivamente. Imagina que tu e mais 5 amigos criam uma guild. Quando entrares numa missão, estarás a combater para um objectivo comum com recompensas para todos os jogadores que participarem e ajudarem a alcançar o objectivo.
Parte desse esforço são as Boss Battles colectivas: até 3 jogadores podem entrar numa luta contra um adversário de poder extraordinário e quando um perde, o outro entra em acção. Tudo pensado para aumentar a forma de ganhar loot, de prolongar o tempo que passamos no jogo e do que podemos fazer sem pensar na vertente competitiva.
Apesar de vários Personagens novos, a sequela assinala o regresso de vários personagens do primeiro jogo. A NetherRealm assegura que existem movimentos novos mas se jogaste o primeiro, conhecerás muito bem estes personagens Legacy. Saberás jogar com eles desde o primeiro instante. A diferença estará nos movimentos que podes escolher para os personalizar a teu gosto. No tempo que passei com o jogo, joguei com personagens do primeiro, como Super-Homem, Mulher Maravilha ou Batman e reparei que quando pegas neles já sabes o que podes fazer, mesmo com novidades. Ao pegar em personagens novas, como o Dr. Fate ou a Supergirl, ganhas acesso a novas formas de pensar, de aproveitar os espaços, o encadeamento de combos e até dos juggles.
Perante tamanha personalização e variáveis, a NetherRealm criou um sistema de rank que lê o perfil de cada jogador na hora de procurar lutadores. No entanto, se um super-homem de nível 20 encontrar uma Cheetah de nível 1, o sistema de gear será apenas cosmético, os seus efeitos serão anulados para assegurar um equilíbrio justo. Mas se vires um personagem com um movimento que não tens, a NetherRealm quer que isso sirva de incentivo para acederes ao Multiverse e procurar melhor gear para os teus personagens favoritos.
"Na PS4 normal, Injustice 2 já convence mas na Scorpio e na Ps4 Pro estará ainda melhor."
Eu joguei o jogo numa PlayStation 4 base e visualmente injustice 2 impressiona. Confesso que fiquei na memória de uma luta entre o Super-Homem e Swamp Thing no pântano. Para quem vai jogar Injustice 2 na PS4 Pro ou Xbox Project Scorpio (sim, a NetherRealm comfirmou que trabalhou na Scorpio) a NetherRealm assegura que o jogo terá melhorias nas duas. Uma performance robusta e melhor qualidade visual estão asseguradas nas duas consolas mais poderosas. As cores, fluidez de movimentos, elementos no cenário, tudo me deixou entusiasmado. Para a Sequela, a NetherRealm aposta num estilo mais realista para os personagens, ao contrário do estilo mais cartoon do primeiro. Foi algo deliberado e a NetherRealm acredita que além do aspecto altamente realista destes icónicos heróis e vilões, este aspecto reforça a intensidade do jogo. O Joker da NetherRealm está sensacional.
No delicado assunto de promover o jogo para fãs dos comics e fãs de fighting Games, Injustice 2 procura um equilíbrio que consiga apresentar bons argumentos a todos. Os fãs da DC sentirão que os personagens e mundos foram respeitados, especialmente pelas situações e diálogos entre os lutadores, enquanto os fãs de fighting Games encontram um jogo fácil de pegar, com diversão imediata, mas com profundidade para exigir o seu tempo e atenção.
Injustice 2 chega às lojas repleto de conteúdo singleplayer e ao longo dos próximos meses, a NetherRealm estará empenhada em criar os 9 personagens adicionais, a preparar desafios para o multiverse, e a explorar as guilds com formas de unir a comunidade em torno do jogo.