Insomniac sobre análises de A Crack in Time
"Preso por ter e preso por não ter", inovação.
A Insomniac falou sobre as análises já lançadas sobre Ratchet & Clank: A Crack in Time e revela que já estava à espera de ler muito do que foi escrito.
O jogo que vai chegar à Europa a 4 de Novembro conta actualmente com uma média de 83 no metacritic, num total de 16 análises, e se na generalidade a maioria concorda que a jogabilidade é divertida, muitos criticam a falta de evolução na série.
A Insomniac compreende o pedido de inovação mas revela que a sensação é de "condenado se o fizer, condenado se não o fizer."
"No geral estou a ver o que esperava," disse James Stevenson. "Estou a ver algumas pessoas a ser um pouco mais duras. Estou a ver algumas pessoas que pensei que iriam ser muito duras, a serem muito positivas."
Por seu lado, TJ Fixman diz que, "É engraçado. Vemos disso em muitas análises. Dizem que a jogabilidade não mudou muito mas a jogabilidade é mesmo, mesmo boa."
"Eu percebo o pedido por inovação. Inovação é importante para os críticos. Vocês jogam tantos jogos. Nós jogámos muitos jogos também. Não querem jogar a mesma coisa uma vez atrás da outra. Eu percebo isso," disse Stevensson.
"É sempre duro. Olha para os jogos de desporto como FIFA ou Madden. Não podem mudar a jogabilidade base por isso tem que descobrir novas formas de o tornar interessante. Estamos como que no mesmo barco. Quase diria que não há nada que possamos fazer melhor. Talvez exista uma forma de mudarmos as coisas. Tentámos com Gladiator. As análises não foram tão boas - a reacção dos fãs definitivamente não foi tão boa. No entanto, existem também outras pessoas no outro lado disso. Tentámos sempre focar-nos no grupo maior, mas existe definitivamente um grupo significante que gostou. Pensaram que foi a melhor acção e tiroteios na série. Pensaram que foi um grande passo e adoraram. Este pessoal provavelmente adoraria ver outro jogo como esse."
"Por isso existe sempre aquela sensação de condenado se o fazes, condenado se não o fazes. Se te afastas muito da tua jogabilidade estabelecida, não és verdadeiramente o próximo jogo Ratchet & Clank. És um jogo paralelo ou algo. Mas pelo outro lado se te mantens muito aproximado dela então és acusado de mais do mesmo."
Para Stevenson, nove jogos Ratchet & Clank em sete anos não é demasiado, e para ele, deixar os fãs contentes e gerar lucro foram os principais factores para manter o negócio rentável.
"Dito isto," continuou Stevenson, "temos também noção que não podemos secar o leite. Se continuámos a espremer o leite e a voltar ao mesmo poço, e o poço seca, isso não é bom para a Insomniac com o Ratchet & Clank e não é bom para a Sony com o Ratchet & Clank."
Todas as opiniões contam e não vão cair em ouvidos surdos. Se as pessoas consideram que é mais do mesmo, então tal vai ser tomado em conta.