Inventor da primeira consola: "O que eu criei ficou abominável"
Diz que jogos violentos são uma desgraça.
O responsável por ter inventado a primeira consola doméstica parece não estar muito satisfeito com a forma como a indústria se desenvolveu nestes últimos anos.
Ralph H. Baer foi a mente por detrás da Magnavox Odyssey que foi lançada em 1972. Cinco anos antes da Atari 2600 chegar às lojas, a consola oferecia um catálogo de jogos muito primitivos incluindo um jogo de ténis que mais tarde iria inspirar os criadores de Pong.
Em entrevista com o The Salt Lake Tribute, Baer, que conta com 89 anos de idade, mostrou o seu desagrado pela forma como os jogos violentos têm ganho cada vez mais força.
"Penso que é uma desgraça," disse ele. "O que eu criei ficou abominável. Podes ver o mesmo na música, literatura, arte, aliás em qualquer forma de arte."
Talvez ele deveria ter ponderado melhor as possíveis ramificações da sua outra grande contribuição no mundo dos jogos - o primeiro periférico em forma de arma.
"Será que poderia prever quão longe isto iria? A resposta é obviamente que não," disse ele.
"Ninguém percebeu, nem mesmo naquela altura, que estávamos nesta curva geométrica... que iria direto para o céu. Foi imprevisível; foi fantástico. Estou satisfeito que isso tenha acontecido. E se não fosse eu que tivesse começado, alguém teria feito."