Iwata justifica 3DS só em 2011
Tudo para satisfazer a procura.
Satoru Iwata, presidente da Nintendo, afirmou que a companhia decidiu lançar a consola Nintendo 3DS em todo o mundo em 2011 porque não conseguiriam produzir consolas suficientes para satisfazer a procura se a lançassem antes, embora o seu primeiro objectivo fosse chegar a tempo do Natal.
Vários rumores apontavam para um lançamento nipónico no final deste ano, mas a surpresa teve lugar ontem quando a Nintendo anunciou que a máquina seria lançada no Japão a 26 de Fevereiro, e na Europa e EUA, uns dias mais tarde, já no mês de Março.
No entanto espera-se que ao lançar a consola em mais mercados com uma menor diferença de tempo também surjam certos problemas de abastecimento e que não possa satisfazer a procura durante o período de lançamento.
Os analistas já reagiram a estas informações, com Colin Sebastian, da Lizard Capital Markets, a dizer que, "Dado o lançamento tardio da 3DS no Japão, acreditamos que a quantidade que será distribuída nos EUA na próxima Primavera, poderá ser mais baixa que a prevista originalmente."
Jesse Divnich, da EEDAR, assinalou que, "Acreditamos que um lançamento no Natal de 2010 teria um impacto negativo quer na qualidade como na quantidade de títulos que estivessem disponíveis," considerando assim que estes meses adicionais darão uma maior margem de manobra para as produtoras externas limarem algumas arestas aos títulos que irão marcar o lançamento da consola.
As previsões da Nintendo são a de conseguirem vender 4 milhões de Nintendo 3DS ainda antes de terminar o ano fiscal, ou seja, antes do dia 31 de Março de 2011.