Já existe uma nova aplicação de mapas para Pokémon GO
Mas tem dois problemas.
Embora a Niantic tenha desactivado sites como o PokéVision, que mostravam detalhadamente onde podíamos encontrar os Pokémon, já surgiu uma alternativa na qual a Niantic não pode tocar.
A alternativa é uma nova aplicação para iOS e Android chamada Pokémon GO Maps. Diferente de PokéVision, está aplicação não usa o código da Niantic nem a mesma API, ou seja, não corre o risco de infringir os termos de uso de Pokémon GO.
O Pokémon GO Maps é uma aplicação que usa as informações da comunidade para preencher os mapas das cidades. Por outras palavras, cada utilizador pode acrescentar ao mapa as PokéStops e Pokémon existentes num determinado local. Neste momento ainda existem muitas regiões vazias, mas a ideia é ir preenchendo os mapas à medida que a comunidade for crescendo.
Imaginem que agora aparecia um Dragonite aqui nos escritórios do Eurogamer Portugal. Recorrendo a esta aplicação, podíamos colocar o Dragonite no mapa para que os outros utilizadores soubessem que este Pokémon está a aparecer aqui.
A aplicação tem dois problemas: o primeiro é que se trata de uma aplicação paga, custando €1.99 para iOS e €1.09 para Android. O segundo problema já foi mencionado: é uma aplicação dependente da comunidade, pelo que neste momento ainda está a crescer. Também existe o problema das informações falsas. Como qualquer um com a aplicação pode acrescentar PokéStops e Pokémon ao mapa, poderão surgir informações erradas.
De qualquer forma, a ideia da aplicação tem potencial: colocar a comunidade a partilhar informações.