Já foram lançados mais jogos no Steam em 2014 do que em 2013
Estará a plataforma da Valve a ficar saturada?
O Steam está progressivamente a transformar-se numa plataforma cada vez mais aberta, onde publicar os jogos é cada vez mais fácil graças ao Greenlight, que facilita o processo de aprovação.
O último passo no plano da Valve é remover por completo a necessidade do Greenlight e transformar o Steam numa plataforma digital completamente aberta. Qualquer um poderá publicar o seu jogo lá, sem grandes dificuldades, contrastando com o passado, em que disponibilizar um jogo no Steam era árduo.
Esse futuro visionado pela Valve para a sua plataforma parece cada vez mais próximo. Como evidenciado por um gráfico da autoria do Gamasutra, já foram lançados mais jogos em 2014 (e ainda nem a metade do ano vamos) do que durante 2013. Mas com a maior afluência de jogos no Steam, receber destaque torna-se mais complicado.
O problema foi destacado também pelo Gamasutra num artigo separado. Nesse artigo, Tom Ohle, diretor da firma de relações públicas Evolve PR, reconhece que agora é muito mais difícil obter sucesso no Steam e conseguir destaque relativamente aos outros jogos.
Uma forma de um jogo se destacar da imensidão de jogos no Steam é gastar dinheiro em publicidade, mas para os produtores independentes, que não têm orçamentos de milhões como os títulos AAA das grandes editoras, é quase impossível considerar esta hipótese.
Ohle sente que o Steam já está a caminhar para a saturação de jogos que existe na App Store da Apple, e também sublinha que com a maior oferta de jogos no Steam, surgirá uma maior incerteza relativamente à qualidade.
Para quem utiliza o Steam diariamente ou várias vezes por semana fica a pergunta: Sentem que agora existem demasiados jogos na plataforma e que se tornou mais difícil saber quais são os bons jogos?