Passar para o conteúdo principal

Já podes transformar a tua Xbox One num kit de desenvolvimento

Mas há um senão.

A Microsoft anunciou que qualquer utilizador pode agora transformar a sua Xbox One num kit de desenvolvimento.

A companhia fez o anuncio durante o evento Microsoft Build 2016, e contou que já está disponível para todos os utilizadores da Xbox One uma versão preview do Xbox Dev Mode. A versão completa chegará ainda antes do final do Verão. Com esta característica qualquer um poderá desenvolver jogos através do Universal Windows Program. É importante destacar que transformar a Xbox One num kit de desenvolvimento é grátis, mas os utilizadores que quiserem ter acesso a todas as características deverão criar uma conta Dev Center que tem um custo de 19 dólares.

"Agora a Xbox não é só para jogar, mas também para criar conteúdos fantásticos," assinalou Chris Charla, director do ID@Xbox. "Estamos entusiasmados por abrir a Xbox One a todos para que possam começar a desenvolver".

Charla contou que neste momento o melhor é esperarem pela versão completa do Dev Mode, isto porque esta versão preview poderá apresentar alguns problemas.

Para transformarem a vossa Xbox One num kit de desenvolvimento, é necessário descarregarem a aplicação Dev Mode a partir da Xbox Game Store. Depois terão que ter a vossa Xbox One conectada ao vosso PC com o Windows 10 e a versão mais recente do Visual Studio, estarem inscritos no programa Windows Insider e terem pelo menos 30GB de espaço no disco rígido da vossa Xbox One.

É importante destacar que ao terem o Dev Mode instalado poderão ter problemas quando forem jogar a alguns jogos retail, por isso a Microsoft recomenda a instalação da aplicação apenas para aqueles que estão mesmo verdadeiramente interessados. É que ainda por cima, quem quiser desinstalar o Dev Mode da sua Xbox One terá que, necessariamente, restaurar a consola para a configuração de fábrica, ou seja, todas as aplicações, jogos e conteúdos que vocês instalaram na vossa consola serão desinstalados.

Segundo Charla, com o Dev Mode, o Visual Studio pensa que a Xbox One é uma plataforma Windows 10, onde poderão ser executados conteúdos através de uma conexão sem fios. Desta forma os produtores podem executar jogos feitos no motor de jogo Unity na sua Xbox One sem terem que passar por um processo moroso.

Charla finalizou dizendo que isso não significa que qualquer pessoa poderá vender os seus jogos na loja da Xbox, já que qualquer conteúdo que chegue à plataforma deve passar pelo controlo de qualidade. Dito isto, o executivo afirmou que se trata de uma solução magnifica que facilitará o trabalho de estudantes e para quem quiser se iniciar no desenvolvimento de videojogos.

Lê também