Japonês condenado por colocar final de videojogo no YouTube
Considerado prejudicial para as vendas.
Shinodu Yoshida, japonês de 53 anos, foi considerado culpado por violar a lei japonesa de proteção de direitos de autor ao distribuir vídeos não autorizados.
Segundo partilhado pelo VGC, Yoshida foi acusado de colocar no Youtube três vídeos da novela visual Steins;Gate: My Darlin's Embrace de 2011 e cenas editadas de um filme anime.
Apesar de Yoshida ter feito isto entre 2019 e 2022, a acusação diz que um dos vídeos mostra o final do jogo e tratando-se de uma novela visual, ver o vídeo é quase como jogar o jogo, o que prejudica as vendas.
Segundo a acusação, a Spike Chunsoft pode perder vendas pois os interessados podem optar por ver os vídeos e ver o final do jogo sem sequer o comprar. As suas intenções foram declaradas como maliciosas e como uma forma de prejudicar as vendas do jogo.
A defesa argumentou que ele não teve malícia nas suas ações e pediu pena suspensa, algo com o qual o tribunal concordou e decretou uma pena de prisão de 2 anos, suspensa durante 5 anos e se ele não cometer um ato similar neste período, não terá de cumprir pena na prisão.
No entanto, terá de pagar uma multa de quase 7 mil euros por violar a lei dos direitos de autor.