Passar para o conteúdo principal

Japoneses não conseguem acompanhar a tecnologia ocidental, diz Yoko Taro

Chineses e Coreanos já se adaptaram e podem-nos ultrapassar.

Crédito da imagem: Shift UP

Yoko Taro, criador de NieR na Square Enix, acredita que os estúdios japoneses não estão a conseguir acompanhar a evolução da tecnologia ocidental e correm o risco de ficar para trás. Mais do que isso, acredita que os coreanos e chineses conseguiram reagir muito mais rapidamente ao ponto de considerar que vão ultrapassar os japoneses.

Numa conversa com o IGN Japan, na qual falou das qualidades de Stellar Blade, Taro falou sobre o crescente fosso entre as produtoras ocidentais e japonesas, com o qual já não conseguem acompanhar.

“Não diria que não somos capazes de a criar, mas já não conseguimos acompanhar o nível de tecnologia. Stellar Blade é de um nível tecnológico realmente elevado, ao ponto de estar ansioso para ver como os jogadores ocidentais vão reagir ao jogo,” disse Taro.

“A câmara de NieR: Automata estava num ângulo muito distante e não estava no mesmo padrão dos jogos ocidentais de alto perfil. A esse respeito, penso que Stellar Blade ultrapassou uma grande barreira. A qualidade das personagens e dos cenários está a par dos jogos ocidentais. Fico honrado ao escutar que foram inspirados por NieR: Automata ao criar Stellar Blade, mas espero que no futuro possamos ver jogos inspirados por Stellar Blade.”

Taro considera que o Japão influenciou o ocidente e Ásia com os jogos, anime e manga, com os quais tiveram imenso sucesso global, ao ponto de influenciar diversas culturas atuais, mas agora cada região criou uma evolução própria.

“Quanto aos jogos, tornou-se difícil para as companhias japonesas implementar sistemas ocidentais. O Japão tem uma longa história de companhias a desenvolver os seus próprios motores e foi difícil sair disso. Ficamos muito atrasados na implementação de ferramentas de desenvolvimento e middleware do ocidente.”

“Até hoje, muitas escolas não ensinam isso aos novos programadores. Penso que os japoneses não são bons na adaptação da tecnologia estrangeira. Os chineses e sul coreanos foram muito mais rápidos no uso de motores como o Unreal para jogos com uma estética japonesa.”

Lê também