Passar para o conteúdo principal

Japoneses transformam casas em salões arcade

Existem casos impressionantes.

O fascínio dos japoneses pelos salões arcade é mais do que conhecido e numa altura em que o mundo lida com o isolamento social e restrições preventivas sobre a pandemia COVID-19, um recente fenómeno japonês está a ganhar mais força.

Tal como #自宅ゲーセン demonstra no Twitter, inúmeros japoneses estão a transformar a sua casa em autênticos salões arcade e estão a partilhar nas redes sociais vídeos ou imagens das pérolas que estão nas suas casas.

Tudo começou com uma entrevista de Kōichi Toya ao SUUMO Journal (obrigado ANN), japonês de 42 anos, casado caso estejas já a pensar nisso, que desde 2016 começou a remodelar a sua casa para colocar as máquinas arcade que decidiu começar a comprar.

Toya explicou que coleccionar máquinas arcade é um passatempo incrivelmente caro e deu como exemplo a compra de After Burner, máquina comprada sem saber a um residente nos Estados Unidos e pela qual pagou mais de 12 mil euros, incluindo transporte para o Japão.

Segundo diz, os preços nos leilões podem atingir valores inacreditáveis, dependendo do jogo e da condição da máquina. Além disso, diz que investe mais dinheiro para as renovar e consertar, se for necessário.

A entrevista dada por Toya motivou outros japoneses a partilhar imagens ou vídeos das suas casas, mostrando que a paixão pela colecção de máquinas arcade é algo que está a ganhar tracção no Japão.

Ao contrário do que muitos esperavam, não estão isolados nesta paixão e começaram a partilhar as colecções.

Alguns casos são verdadeiramente surpreendentes e se uns remodelaram divisões para assumir o aspecto de um salão arcade, outros foram mais longe e transformaram toda a casa.

Lê também