Passar para o conteúdo principal

Jason Schreier deixa alerta sobre alegados insiders

"É difícil obter uma fonte, quanto mais várias."

Crédito da imagem: Bethesda/Microsoft

Ao longo dos últimos meses, as principais companhias na indústria dos videojogos abrandaram o ritmo de anúncios, o que nos deixa semanas ou até meses sem novidades de relevo. Para compensar o silêncio que se vai impondo de forma intermitente, começaram a surgir diversos insiders que asseguram ter informações credíveis para partilhar com o mundo, na ânsia de conquistar o seu lugar na ribalta mundial.

Alguns falam apenas quando sentem ser oportuno e partilham informações precisas, o que lhes confere um nível de respeito e credibilidade, mas outros preferem disparar tudo o que conseguem para permanecer na linha da frente. Além disso, ainda existe uma fortíssima possibilidade que alguns simplesmente quebram embargos e transmitem informações obtidas diretamente das empresas como se fosse uma descoberta, mas isso é outro caso.

Para alertar sobre esta nova vaga de insiders, Jason Schreier deixou uma longa mensagem no Reddit a tentar explicar como devem as pessoas separar estas fontes não oficiais de informação. Acima de tudo, sugere que deves seguir quem fala pouco e acerta muito.

Schreier sugere que muitas informações são partilhadas por pessoas que trabalham nas equipas de localização de conteúdos das empresas, que contam algo a um familiar ou amigo, que depois partilha na internet, em locais como Reddit ou Discord. No entanto, este “diz que disse” resulta em informações incompletas ou até incorretas. Por vezes acertam, mas sem a precisão de uma fonte segura, muita coisa é perdida no caminho.

Segundo diz, algo importante é ter fontes, várias, para ter uma melhor ideia do que realmente aconteceu. O caso recente do remake de Dead Space 2 é um dos exemplos disso, uma vez que Grubb comentou algo que realmente é credível, mas não tinha toda a informação para conseguir descrever realmente o que se passou. Schreier diz que Grubb foi enganado, sem querer, pela sua fonte devido a um detalhe em torno no nome de código para o projeto, alegadamente o remake de Dead Space 2, mas que na verdade nunca o chegou a ser.

Schreier destaca ainda fontes como Pyoro ou Tom Henderson do Insider-Gaming, pela precisão da sua informação e por apenas falarem quando têm algo concreto, o que merece atenção. Quanto aos outros, avisa para seguir com cautela.

Schreier: An explanation of rumors/reporting/sourcing
byu/jasonschreier inGamingLeaksAndRumours

Lê também