Passar para o conteúdo principal

Jogador cego consegue vencer corrida em Forza Motorsport

Graças ao recurso Blind Drive Assist.

Os videojogos estão a ficar cada vez mais inclusivos, com os estúdios a desenvolverem técnicas que permitem aos seus projetos serem jogados por pessoas com deficiências físicas/motoras.

Steve Saylor, um jogador legalmente cego, lançou um vídeo a explicar o novo recurso Blind Drive Assist de Forza Motorsport e como ele o ajudou a vencer a sua primeira corrida.

De acordo com Saylor, o Blind Drive Assist dá algumas dicas através do som que o permite descobrir a posição do seu carro e das próximas curvas, colmatando assim a falta visual.

Saylor diz que este recurso é o primeiro a existir num jogo de corridas e dá aos jogadores dicas sobre quando devem travar e acelerar novamente, agindo essencialmente como uma versão em áudio das setas vermelhas, amarelas e verdes da linha de corrida que podem ser aplicadas nas curvas.

Há também uma voz que informa os jogadores sobre as curvas que estão por vir, explicando se elas estão a virar para a esquerda ou para a direita e quão apertada é a curva.

Fora do Blind Drive Assist, o jogo tem ainda narrador e descrição de áudio para todas as cinemáticas, um modo que desliga o sistema de colisão dos carros (tornando-os, essencialmente, fantasmas), entre uma série de outras funcionalidades que o torna acessível a muitas mais pessoas.

Confere o vídeo em questão acima.

Lê também