Passar para o conteúdo principal

Jogadoras de Valorant sancionadas por assédio e linguagem vulgar

O debate do saco de chá.

As jogadores Dawn "Dawn" Park e Vivian "Risorah" Dela Cruz foram sancionadas pela Riot Games e impedidas de participar em competições oficias e Valorant devido ao uso de linguagem vulgar e assédio.

Durante 3 meses, Dawn não poderá participar nas competições, enquanto Risorah terá de esperar 9 meses pelo regresso, uma vez que estas duas participantes da comunidade Galorant faziam parte do VCT Game Changers, programa da Riot usado para promover e apoiar as mulheres os esports.

O Discord de Galorant foi encerrado após uma acesa discussão sobre o provocatório "teabag" e se é equiparável a um ataque sexual. O debate passou para as redes sociais e Dawn respondeu de forma vulgar e ameaçadora a outra jogadora.

Já Risorah foi acusada de criar diversas mensagens no Twitter para essa mesma jogadora e de partilhar vídeos editados com comentários vulgares.

Dawn reagiu e diz que amigas suas já foram violadas e já viu ataques sexuais acontecer em plena luz do dia, "não é algo que possas comparar a agachar num videojogo. Fiquei visivelmente irritada com isto, tal como centenas de milhares de pessoas, e respondi no seu tópico ao expressar as minhas preocupações e frustrações."

A jogadora disse ainda que vários jogadores profissionais já utilizaram vários dos termos e expressões que usou e não entende o porquê de no seu caso estar a ser sancionada pelo uso de linguagem vulgar.

Risorah comentou o castigo e diz que assume a responsabilidade pelos seus atos que resultaram na sanção. "Assumo total responsabilidade pelas minhas ações" disse a jogadora que deixa incerto o seu futuro em Valorant.

Lê também