Jogos novos vendem cada vez menos
Mais de 90% do tempo é passado a jogar títulos com mais de 5 anos.
O número de jogadores que compra e joga novos lançamentos é cada vez menor, com a esmagadora maioria a optar por jogar títulos de catálogo, muitos deles já lançados há mais de 5 anos.
De acordo com o novo relatório da Newzoo partilhado pelo Pushtotalk, 61% do tempo passado a jogar em 2023 foi feito com jogos lançados há mais de 6 anos atrás. A tendência dos últimos anos intensificou-se de tal forma que ao longo do ano passado, 5 jogos lançados há vários anos atrás representaram mais tempo a jogar do que todos os jogos lançados em 2022 e 2023.
No ano passado, apenas 23% do tempo passado a jogar foi com novos lançamentos, uma subida sobre os 19% de 2022, mas ainda assim não é um grande motivo para sorrir. Isto porque os lançamentos anuais em séries já estabelecidas representam a esmagadora maioria dessa percentagem.
Segundo este relatório, 92% do tempo passado a jogar é feito com jogos antigos ou lançamentos anuais de séries antigas, apenas 8% é passado a jogar novos jogos não anuais. Os 5 grandes jogos premium de 2023 (Diablo 4, Hogwarts Legacy, Baldur’s Gate 3, Elden Ring e Starfield) representam apenas 3.5% do tempo total passado a jogar.
Numa altura em que cada vez mais jogos são lançados anualmente, a tendência mostra que jogos antigos e gratuitos são a principal aposta para a esmagadora maioria dos jogadores. Apenas uma pequena porção compra e joga novos jogos não anuais.