Jogadores de jogos de corridas são perigo ao volante na vida real
"Tomam as mesmas decisões que nos jogos."
De acordo com um estudo feito, pela famosa companhia de pneus Continental, a cerca de 2 mil condutores com idades compreendidas entre os 17 e os 39 anos, aqueles condutores que costumam jogar muito a jogos de corridas são um perigo ao volante na vida real.
Segundo o estudo, os condutores que afirmaram ser jogadores habituais de títulos como Need for Speed ou Gran Turismo, tendem a ser mais vezes parados pela polícia, ao estarem mais envolvidos em acidentes, ao tomarem mais riscos do que é habitual e ao serem mais agressivos na sua condução.
Cerca de 22% dos condutores jogadores foram parados pela polícia, enquanto que a percentagem dos não jogadores foi de 13%.
De acordo com um dos responsáveis pelo estudo, "Parece que enquanto os jogadores desenvolvem habilidades úteis e estão mais confiantes, precisam de aplicar algum equilíbrio para terem uma avaliação sensata de risco."
Por outro lado, um dos membros do Institute of Advanced Motorists, depois de conhecer os resultados do estudo, referiu que, "Não estou surpreendido que os condutores que jogam regulamente encontrem por tomar as mesmas decisões e juízos ao conduzir de verdade quando o fazem no mundo virtual. A questão é de que quando estás efectivamente ao volante, as nossas acções levam a resultados reais, e os erros têm consequências muito reais."