Jogadores jogam menos tempo e menos novidades
O que poderá prejudicar o crescimento na indústria.
De acordo com um novo estudo, os jogadores estão a jogar cada vez menos tempo e a reduzir o número de novidades adquiridas, optando por focar o seu tempo noutras atividades e a jogar jogos com vários anos.
A pesquisa efetuada pela Newzoo, partilhada pela Reuters, indica que a receita alcançada no gaming, seja nas consolas ou PC, permanecerá abaixo dos níveis pré-pandemia até 2026 pois os jogadores estão a jogar durante menos horas, e a comprar menos jogos.
O crescimento no mercado dos videojogos será inferior ao esperado pois a média de tempo passado a jogar baixo 26% de 2021 para 2023. A tendência continuará ao longo de 2024, após uma queda de 10% em janeiro, quando comparado com anos anteriores. Parte disso está na falta de lançamentos de maior perfil, o que prejudicará o crescimento na indústria.
O número de editoras e jogos capazes de conquistar a atenção de um número significativo de jogadores está a encolher, com os nomes já esperados a surgir em destaque. Títulos como Fortnite, Roblox, League of Legends, Minecraft e GTA 5 representam 27% do tempo passado a jogar videojogos em 2023. Fortnite e Roblox são os principais destaques devido às suas expansões no modelo com a receção de novas experiências de jogo dentro do mesmo jogo.
Apenas 23% do tempo passado a jogar é composto por jogos lançados em 2023 e mesmo assim, a lista é composta na sua maioria por lançamentos anuais, como Call of Duty, EA Sports FC e Madden. Se tirarmos os lançamentos anuais, o número é muito pequeno.
Apenas 8% do tempo passado a jogar em 2023 foi com jogos novos não anuais, títulos como Diablo 4, Baldur’s Gate 3, Final Fantasy 16, Street Fighter 6, Starfield e outros.