Jogadores PlayStation na Europa são os que ganham mais Troféus Platina
Japoneses jogam menos jogos mas passam mais tempo com cada jogo.
A Sony partilhou alguns detalhes sobre o comportamento dos utilizadores na PlayStation 5 e PS4, revelando que é nos Estados Unidos que vende mais jogos, mas os jogadores mais dedicados estão na Europa e Japão.
Na CEDEC 2022, Kenjo Akiyama partilhou que os jogadores japoneses compram menos jogos, mas dedicam muito mais tempo a cada jogo e alcançam em média as Platinas mais difíceis. Os japoneses dedicam mais tempo a cada jogo e tentam obter o máximo possível de troféus antes de passar para o próximo, o que significa que compram em média metade dos jogos que os jogadores nos Estados Unidos e Europa compram.
No entanto, são os jogadores europeus que revelam maior tendência para obter Platinas, mesmo que a dificuldade destas seja, em média, inferior às que os japoneses conseguem. Os jogadores nos Estados Unidos são os menos prováveis de tentar obter a Platina e não ficam muito longe dos japoneses, mas os nipónicos conseguem as mais difíceis.
Akiyama diz que os japoneses e asiáticos são mais persistentes e não desistem com facilidade, colocando centenas de horas extra no mesmo jogo para obter uma Platina.
Segundo diz, estes resultados foram alcançados ao olhar para os 100 jogos mais populares em cada região, a percentagem de troféus e platinas alcançadas. Os japoneses têm maior probabilidade de conseguir mais troféus num jogo e conseguem as platinas mais difíceis, enquanto os europeus conseguem mais Platinas.
Outra curiosidade revela que é no Japão que compram mais jogos físicos, enquanto os Estados Unidos revela maior tendência para o digital.