Passar para o conteúdo principal

Jogadores PlayStation preferem jogos singleplayer do que multiplayer, dizem documentos da Sony

O singleplayer prospera na plataforma PlayStation.

Existe uma explicação muito simples para o porquê da Sony Interactive Entertainment apostar em força nas experiências singleplayer e essa explicação está nos jogadores.

Segundo documentos obtidos VICE, os jogos singleplayer estão a vibrar e os jogadores PlayStation passam mais tempo neste tipo de experiências do que a jogar jogos multiplayer, o que incentiva a Sony a apostar nestes jogos.

Em 2019, Jim Ryan da Sony disse que a companhia jamais viraria a cara aos cinematográficos jogos singleplayer que deixam a comunidade em êxtase e que continuaram a apostar em jogos como God of War, Horizon Zero Dawn ou Marvel's Spider-Man.

A explicação está nos jogadores, que continuam a demonstrar interesse, sendo o mais recente exemplo Ghost of Tsushima que vendeu mais de 5 milhões de unidades em 3 meses e mostra bem o quanto o jogador PlayStation abraça este tipo de experiências.

Nos documentos a que o VICE teve acesso, não partilhados devido à marca de água que revelaria a fonte, a Sony começa por dizer que "todos sabem que o single player está a morrer" e mostra como o foco está em jogos como Black Ops 3 ou GTA 5, mas na página seguinte expressa que na verdade "os single player estão a prosperar" e que os jogadores PlayStation passam mais tempo a jogar jogos offline do que online.

Esta é a base para uma das maiores novidades na PS5, as atividades e a facilidade de acesso a diversos segmento do jogo, para que te possas focar de imediato no objetivo em mente.

Isto porque a Sony destacou alguns problemas que os jogadores têm com os jogos singleplayer. Não saber quanto tempo vão precisar para terminar uma campanha, o tempo que perdem a procurar ajudas quando ficam sem saber o que fazer, a incerteza sobre procurar ajuda e evitar spoilers, e ainda passar muito tempo entre sessões e esquecer o que estavam a fazer.

Perante a prosperidade dos jogos single player, a Sony trabalhou para ajudar o jogador com estes problemas e isso é percetível na PS5.

Lê também