Jogar Tetris pode afastar-te das drogas, comida e sexo
Uma recente investigação australiana usa o jogo como terapia.
Quem é que nunca jogou Tetris durante várias horas? No entanto desconhecia-se que o jogo também pode tratar de problemas como a dependência de drogas.
Um grupo de psicólogos australianos descobriu recentemente que o jogo pode ser uma ferramenta para lidar com comportamentos aditivos de diferentes índoles. Os investigadores propõem uma terapia onde um paciente jogue Tetris durante 3 minutos para que controle a sua adição às drogas, sexo, sono ou tabaco.
No estudo, que foi publicado pela revista Addictive Behaviors, estiveram envolvidos 31 investigadores, 15 deles jogaram diariamente durante 3 minutos e posteriormente foram submetidos a um questionário.
Segundo os resultados da investigação, os comportamentos aditivos baixaram 14% depois de terem jogado Tetris. Ao que parece jogar a um título interessante a nível visual ajuda a ocupar o processo mental que envolve a imaginação, e que por isso é difícil pensar noutras coisas ao mesmo tempo.
"Esta é a primeira vez que se demonstra que a interferência cognitiva visual pode ser utilizada para reduzir o desejo de consumir substâncias ou fazer actividades nocivas," pode-se ler no artigo publicado.