Passar para o conteúdo principal

Jogo do fim de semana: Detetive Fantasma

Brilhantes viagens por outros mundos.

O tempo anda tão estranho que nem sabemos no que vai dar. Por estes dias a sensação de algo estranho é o que mais me percorre, especialmente quando sentimos uma enorme vontade de poder viajar para outros mundos, viver outras vidas. Os que por estes dias estão de férias estão precisamente a passar por algo assim mas os que seguem o seu dia-a-dia habitual, existe a necessidade de compensar com experiências em forma de videojogo.

A ideia que a vida pode ser mesmo estranha ficou reforçada quando voltei a pegar em Ghost Trick Phantom Detective da Capcom para iOS. Originalmente lançado na Nintendo DS em 2011, versão da qual sou um orgulhoso dono, chegou um ano mais tarde aos sistemas da Apple e não resisti, comprei novamente o jogo. Agora, em 2014, numa das mais graves silly seasons que esta indústria enfrenta (agora o Verão deixou de ser palco para silent hits ou jogos AAA mas cujo nome menos conhecido os forçou a fugir aos meses mais movimentados para ser altura de jogarmos jogos que já jogamos recentemente mas com mais "brilho") volto a pegar na obra de Shu Takumi que tanta aclamação conquistou.

Enquanto vou a meio da jornada de Luceeta Toel Ul Laputa e Pazu, na inspiradora obra de Hayao Miyazaki, vou sempre que posso ajudando Sissel a desbravar os meandros misteriosos da sua vida depois de ter sido assassinado. Este jogo de aventura mostra bem que é fruto da mesma mente que nos deu Ace Attorney, é um cruzamento entre genial e bizarro com muito estilo à mistura.

Ver no Youtube

Ghost Trick nasceu quando Takumi desejou ir além de Ace Attorney, a necessidade de criar um novo tipo de mistério com um estilo diferente. A jornada de Sissel é isso mesmo, um jogo envolto na mesma procura pela verdade, no contornar de obstáculos mas aqui com um gameplay muito especial. A corrida contra o tempo, o alternar entre a realidade "fantasma" e o mundo real para possuir objetos, tanto para progredir pelos cenários como para os utilizar, é deliciosa.

O mistério intensifica-se com cada nova revelação, o nosso impacto na realidade e como alteramos o destino de vários personagens é motivador mas assim que percebemos como todas as mecânicas funcionam e se encaixam, sentimos que é mesmo algo diferente de praticamente tudo que já viram.

Enquanto vou ajudando Sissel a desbravar o mistério da sua morte, pergunto-vos agora a questão que me trouxe aqui: O que estão vocês a jogar este fim de semana? A todos vocês, caros amigos do Eurogamer Portugal, um grande Domingo e não se esqueçam de viver outras vidas ou visitar outros mundos pois é isso que vos torna grandiosos.

Lê também