Passar para o conteúdo principal

Jogo iPhone do dia - Where's my Water?

Viciante, imaginativo e barato.

Se fosse para escolher um jogo que tem marcado o início de 2012, pelo menos para mim, diria que o Where's my Water? está em primeiro lugar.

Com um início de ano onde as consolas tradicionais estão parcas em videojogos, os sistemas iOS e Android têm captado uma boa fatia do tempo aqui ao pessoal da Eurogamer. Where's my Water? é o jogo que tem acompanhado por todo o lado.

Produzido pela Disney Mobile e disponível em duas versões na App Store, uma gratuita e outra completa a 0,79€, é talvez, a par com Angry Birds, um dos próximos casos de sucesso. Where's my Water? conseguiu destronar o Angry Birds como o jogo mais popular pago na App Store em Portugal.

O conceito é muito simples. O jacaré Swampy vive com os seus companheiros numa lixeira/esgoto, mas é bem diferente dos restantes. Não gosta de lixo, não gosta de andar sujo e quer andar sempre limpinho e para isso tem que tomar banho. Mas existe um problema. O sistema de canalização da sua "toca" está roto, e a nossa obrigação é levar água potável até à sua banheira. O seu inimigo Cranky, um crocodilo, fará de tudo para prejudicar Swampy, e é aí que temos que entrar.

Para podermos levar água potável para o Swampy temos que inicialmente ver onde está a fonte da água, que pode estar parada em qualquer local do nível ou termos que abrir alguma mangueira. Existem muitas formas de interação com os ambientes. Com o dedo podemos abrir caminho entre a terra, permitindo assim a água cair até à boca de água da banheira de Swampy. Este é o processo mais simples, mas tudo fica mais complicado conforme vamos progredindo nos 120 níveis iniciais do jogo.

As coisas começam a complicar com a chegada do segundo bloco de 20 níveis. Um pouco como Angry Birds nos tem habituado no sistema de níveis. Para além da água temos outros líquidos, nomeadamente um tóxico que em contacto com a água a transforma em líquido tóxico e aumenta o seu volume. Aqui temos que levar em conta as leis da física, onde os líquidos têm comportamentos reais, e temos que usar isso a nosso favor. Se estão a pensar que o jogo usa o giroscópio do iPad ou iPhone, estão enganados, pois dessa forma todo o conceito seria perdido. Para além do líquido tóxico, temos ainda uma espécie de produto corrosivo, amarelo, que ao cair sobre a terra vai destruindo tudo à sua passagem.

Com estes três elementos temos que criar uma sequência no puzzle para que o resultado final na boca da água para a banheira de Swampy seja apenas água pura, e na quantidade exigida para a encher. Teremos que muitas vezes sacrificar água para podermos ganhar os patos de água, que não são obrigatórios para passarmos de nível, mas darão pontos extras. O mesmo acontece com pequenos objetos escondidos na terra.

Temos que muitas vezes misturar estes três líquidos para podermos resolver o puzzle. Por exemplo, existem ervas no caminho. Se enviarmos água as ervas crescem, mas se enviarmos o líquido tóxico elas morrem. Podemos enviar o líquido corrosivo e elas são transformadas em material duro/pedra. Por exemplo o material tóxico em contacto com o corrosivo cria uma explosão, abrindo o caminho desejado para a entrada da água.

Usem um leitor de QRCode para acederem diretamente à App Store. Disponível para iPhone/iPad/iPod

Existem níveis muito complexos em que não basta compreender a movimentação dos líquidos e quando enviar cada um. Temos que analisar o tempo, os obstáculos pelo caminho, como as bombas explosivas, as bombas de água e a sequência de ligação de cada líquido. Where's my Water? é um dos recentes jogos que o seu aumento dificuldade não se limita a colocar mais e mais objetos ou bloqueios, mas exige do jogador uma maior compreensão e raciocínio lógico.

Depois de compreendido o mecanismo, cada nível não demora mais que 1 minuto para ser completado, o complicado é chegar lá. Graficamente esta bem conseguido. Swampy é engraçado, sempre a bater nos canos a pedir água. Quando chega a água, que bem que sabe um banho quente. Mas quando chega o material tóxico, até salta da banheira e perdemos.

Se estão à procura de um jogo barato, desafiante e que funcione muito bem no iPad (é devido ao ecrã a melhor versão) e iPhone, então não escolham mais. Por apenas 0,79€ têm um jogo extremamente divertido e desafiador. A Disney promete continuar a apoiar o jogo trazendo mais níveis.

8 / 10

Lê também