Passar para o conteúdo principal

Jogos a 1080p na Xbox One serão cada vez mais comuns

Segundo o chefe de hardware da Microsoft.

Boyd Multerer, diretor de desenvolvimento da Xbox, espera que mais produtores de jogos consigam atingir gráficos a uma resolução nativa de 1080p na Xbox One à medida que se vão adaptando à arquitetura da consola.

Para ele trata-se de uma questão de ajustar o desempenho do GPU da consola e a configuração da ESRAM.

"Espero que isso aconteça realmente," disse ele em entrevista com a Revista Oficial Xbox. "Desta vez as unidades de processamento gráfico são bestas muito complicadas."

Ao longo do ciclo de vida de uma consola de jogos é natural que com o tempo hajam melhorias e optimizações de software.

"O hardware está basicamente feito, e o que vem a seguir é que as pessoas têm de descobrir as melhores técnicas de software para tirar proveito dele, principalmente no que toca à ordenação de dados de modo a que fluam através de todas as caches corretamente, penso que existem muitas oportunidades aí," disse Multerer.

Sobre a ESRAM da Xbox One, Multerer referiu que "é aí que o ajuste do conjunto de dados se torna super importante".

Multerer contou que os produtores dos jogos de lançamento da Xbox One não tiveram muitas oportunidades para melhorar e ajustar o seu trabalho no que toca aos gráficos e espera que com o tempo criem motores de jogo que saibam usar e ajustar melhor a arquitetura do GPU da Xbox One.

No entanto para ele a resolução não é tudo, uma vez que "Parte disto é aprender como ajustar, e outra parte é, penso eu, uma questão muito legitima entre a qualidade dos pixeis contra o número de pixeis, penso que ambas são interessantes."

Lê também