Jogos a 80€ é um valor justo, diz analista da NPD Group
Há muito que pagas um premium por jogos no lançamento.
O aumento do preço dos jogos da Sony Interactive Entertainment para a PlayStation 5 tem dado muito que falar, mas Mat Piscatella da NPD Group diz que há muito que pagas mais por jogos de lançamento, especialmente no arranque das gerações e que isto nem deveria surpreender ninguém.
Piscatella, que mensalmente revela as vendas de jogos, consolas e acessórios nos Estados Unidos, participou no podcast Virtual Economy e diz que nem concorda com o argumento que o aumento no preço serve para cobrir o crescimento nos custos de desenvolvimento, o aumento do preço dos jogos deve-se simplesmente ao aumento da procura.
"Pagas um premium e há anos que tens pago um premium para jogar um jogo no dia de lançamento," diz Piscatella.
"Isto não é diferente. Se as companhias querem argumentar que o estão a fazer devido a X, Y ou Z, penso que podes tentar esse argumento, mas quando olhas para as declarações financeiras nos relatórios financeiros, podes argumentar pelo outro lado. Mas em último caso, a procura do mercado é a procura do mercado."
Piscatella diz que atualmente a indústria apresenta diversas opções para todo o tipo de bolsos, sejam modelos mais baratos ou até os serviços por subscrição e existem formas mais acessíveis de entrar numa geração. No entanto, diz que no outro patamar, no superior e procurado pelos mais exigentes, existe a necessidade de obter mais lucros de certos projetos, o que poderá resultar num aumento de preços.
Além disso, acredita que o aumento de preço em alguns dos jogos de próxima geração é "uma questão de valor de mercado justo pelo produto que estão a providenciar."
Relembrando que existem serviços por subscrição ou jogos gratuitos para quem não pode gastar tanto dinheiro em jogos, Piscatella relembra que algumas companhias precisam ganhar dinheiro e recuperar os custos dos seus projetos.
"Podes ser baixar os preços, mas é importante receber um retorno adequado para o investimento. Sei que muitas pessoas vão ficar chateadas com isto, mas os jogos podem valer mais do que os preços pelos quais são vendidos."
Agora, caberá aos jogadores decidir se o aumento de preço é justo e se jogos vendidos a 80€ merecem esse preço.