Jogos causam morte prematura
Uma campanha controversa patrocinada pelo Governo britânico.
O Ministério da Saúde britânico lançou uma campanha promocional com panfletos, anúncios e uma página na internet, que associa o jogar videojogos com uma morte prematura.
Esta campanha luta contra os hábitos pouco saudáveis, como a ingestão elevada de doces, é promovida pelas associações British Heart Foundation, Cancer Research e Diabetes UK, fazendo parte de um enorme movimento chamado de Change4Life.
Numa das campanhas é possível ver-se uma criança sentada com um comando de uma PlayStation nas mãos e com as letras "Arrisca-te a uma morte prematura, basta não fazeres nada," e noutra vê-se uma menina a comer um bolo com as letras "Será que uma morte prematura é assim tão tentadora?"
Esta campanha é claramente orientada para prevenir hábitos sedentários e hábitos alimentares inadequados nas crianças, mas o uso dramático para captar a atenção, despoletou uma onda de criticas de várias organizações, entre elas a ELSPA, organismo regulador dos videojogos no Reino Unido, que já solicitou uma reunião urgente com o governo.
No entanto o relatório Byron, encomendado pela governo britânico e publicado há quase um ano atrás, concluiu que não era possível associar o uso dos videojogos à obesidade infantil.