Passar para o conteúdo principal

Jogos com pior desempenho no SteamOS

Testes favorecem o Windows 10.

À partida o SteamOS deveria ser um melhor sistema operativo para jogar, favorecendo o desempenho dos jogos, mas a realidade neste momento não é esta, como mostram os testes realizados pelo ArsTechnica.

Quando a Valve revelou o seu sistema operativo, isto em 2012, tinha mencionado que obteve melhorias de desempenho na versão Linux de Left 4 Dead 2, no entanto, os testes falam por si. Em todos os casos verifica-se um melhor desempenho no Windows 10.

Para comparar o desempenho dos dois sistemas operativos, o site teve que recorrer a alguns jogos do ano passado, isto porque os lançamentos mais recentes não estão disponíveis ainda para Linux, o que dificulta o processo.

Os jogos escolhidos para a comparação foram Shadow of Mordor e Metro: Last Light. Tal como podem conferir nos gráficos, o Windows 10 conseguiu, com o mesmo hardware, oferecer um maior rácio de fotogramas por segundo.

Inesperadamente, melhores resultados também foram obtidos no Source Engine da Valve. Seria de esperar que, pelo menos nos jogos da Valve, se registassem melhores desempenhos no SteamOS, mas tal não aconteceu.

É possível que no futuro, graças à optimização, o SteamOS ofereça de facto melhor desempenho do que o Windows 10, mas por agora, parece que investir neste sistema operativo não compensa.

Lê também