Passar para o conteúdo principal

Jogos como God of War: Ragnarok podem custar $200 milhões

Tornou-se complicado aprovar um projeto.

Shuhei Yoshida, uma lenda vida da indústria japonesa, partilhou que o desenvolvimento dos videojogos tornou-se muito mais caro e comparado com a era da PS3, projetos atuais podem custar 3x mais.

Em conversa com o The Guardian, o senhor Yoshida disse que os custos de desenvolvimento subiram a pique e comenta que o desenvolvimento de God of War 3 custou $44 milhões à PlayStation. Atualmente, projetos PlayStation 5 como God of War: Ragnarok podem custar perto de $200 milhões.

"Financiar jogos é duro, mas mesmo quando crias um jogo espantoso, existem tantos outros no mercado, bons jogos que ninguém conhece. A coisa boa é que, atualmente, existem editoras indie mesmo muito boas."

O senhor Yoshida diz que atualmente, além do enorme custo de financiamento, um jogo de alto perfil ainda compete com jogos indie, desenvolvidos com um orçamento muito menor, mas que frequentemente roubam audiência aos maiores projetos.

"Quando estive em São Paulo no ano passado, estavam lá pessoas da Devolver, Curve Digital e Team17, todas a tentar encontrar talento destes locais, os jogos que apenas eles conseguem criar, um jogo com um ambiente cultural, mitologia, arte e música que podem resultar em algo especial que se destaca no mercado."

"É tudo sobre a economia. Alguns grandes jogos vendem dezenas de milhões de unidades e justificam colocar todos aqueles recursos em regiões caras, mas penso que a indústria precisa de se diversificar, e penso que isso acontecerá de forma natural e orgânica."

Lê também