Jogos da Nintendo poderão ter DLC pagos
Companhia espera alargar longevidade dos seus jogos.
Satoru Iwata, patrão da Nintendo, deu a entender que os próximos jogos da companhia (aliás até mesmo Super Mario 3D Land que já foi lançado) terão conteúdos descarregáveis.
Numa conferência de investidores, Iwata falou sobre a estratégia da companhia para garantir que os seus jogos continuem a ter boas vendas mesmo depois de muito tempo do seu lançamento.
Ele argumentou que oferecer aos consumidores a oportunidade de comprar novos níveis para Super Mario 3D Land não irá gerar apenas receitas pela compra do DLC, mas também irá manter os jogadores a falar sobre o próprio jogo, e que ao fazerem isso irão encorajar mais pessoas a comprar esse jogo.
"Neste ano fiscal, estamos numa fase transitória de plataformas quando uma nova plataforma não penetrou bem e até mesmo o software com maior potencial para a plataforma só pode vender tanto quanto o número de consolas vendidas até agora," disse ele.
"Por outras palavras, esse software pode vender por um longo período tempo. Por exemplo, prevemos que Super Mario 3D Land e Mario Kart 7 darão um lucro substancial no próximo ano fiscal e no ano seguinte."
"Por outro lado, vamos poder fazer várias coisas no campo do negócio digital. Até agora, quando os consumidores que tinham comprado um jogo e que ficassem fartos dele, eles nunca iriam jogá-lo e o jogo não voltava a ter a atenção do público. Mesmo se o jogo tivesse potencial de venda para outros novos consumidores, eles raramente o compravam porque os consumidores que já o tinham comprado nunca falariam sobre ele novamente e o jogo seria considerado como velho."
"Tendo dito isto, e se pudéssemos fornecer conteúdos adicionais através da rede? Tal como já referi anteriormente, por exemplo, temos a ideia de fornecer novos níveis para os utilizadores de Super Mario que querem jogar mais ao jogo mas já o completaram e perderam o interesse nos níveis já existentes."
"Isso não nos dará só novas receitas como também irá prolongar a vida de um produto, na medida em que nunca ficará fora de moda e continuará a chamar a atenção do público enquanto as pessoas jogarem-no."
Iwata falou do Wii Fit Plus como mais um exemplo. Considerando que o original foi lançado como um produto exclusivo de loja física, no futuro este tipo de expansões poderão ser disponibilizadas como download digital.
"No ambiente de rede atual, vamos poder ser capazes de fornecer esse tipo de atualizações aos consumidores através da rede ao invés de fornecer apenas o conteúdo na forma de disco."
"Podemos recomendar que os utilizadores do Wii Fit tentem novos treinos e jogos, e continuar a jogar ao software com uma mente fresca, o que dará ao software uma vida mais longa e trazer-nos um pouco mais de receita."