Passar para o conteúdo principal

Jogos físicos estão a morrer aos poucos

Vendas caíram 35% em 2024 no Reino Unido.

Crédito da imagem: Eurogamer Portugal

O mercado dos videojogos no Reino Unido em 2024 registou uma alteração considerável nas preferências dos consumidores, com uma diminuição acentuada das vendas de jogos físicos e um aumento dos serviços de subscrição digital. Obrigado Eurogamer.

De acordo com a Entertainment Retailers Association (ERA), as vendas de jogos físicos caíram 34,5% em comparação com o ano anterior, enquanto as vendas digitais diminuíram ligeiramente em 1%. Em contrapartida, os serviços de assinatura cresceram 12%, uma tendência cada vez maior no sector do entretenimento para modelos digitais.

A receita total do sector dos videojogos em 2024 foi de 4,6 mil milhões de libras, menos 4,4% do que no ano anterior. Este valor coloca os jogos atrás do sector de vídeo, que gerou 5 mil milhões de libras, mas representa o dobro do mercado da música, que atingiu 2,4 mil milhões de libras.

A ERA atribui parte da queda das vendas físicas à comparação com 2023, ano em que Hogwarts Legacy teve um desempenho excecional. Em 2024, o jogo mais vendido no Reino Unido foi EA Sports FC 25, com 2,9 milhões de unidades vendidas, 80% das quais em formato digital.

Kim Bayley, Diretor Executivo da ERA, comentou: "Após o crescimento acelerado dos últimos anos, não é surpreendente que o mercado dos videojogos tenha abrandado, mas continua a ser um gigante. Apesar das vantagens dos modelos de negócio digitais para as produtoras, acreditamos que o formato físico ainda tem um papel a desempenhar.”

Apesar do declínio observado entre 2023 e 2024, as projeções para 2025 são otimistas, antecipando um crescimento impulsionado por lançamentos muito aguardados, como a nova consola Nintendo Switch 2 e GTA 6 da Rockstar.

Lê também