Os jogos não serão mais baratos no Google Stadia
Apesar de chegarem via streaming.
O Google Stadia chegará em Novembro a diversos países, Portugal e Brasil não estão incluídos no lote de 2019, e surgiram novos detalhes.
O serviço será inicialmente apresentado através de um Pacote de Fundador, que custa 130€, com uma subscrição mensal de 9.99€, mas em 2020 chegará uma opção gratuita.
A subscrição Stadia Pro permite jogar até 4K e dá-te acesso a diversos jogos, enquanto a subscrição Stadia Base não te permitirá jogar jogos disponíveis no serviço e apenas poderás jogar até 1080p.
No entanto, ambas as subscrições exigem que compres novos jogos, mesmo com a Stadia Pro.
Jogos como Doom Eternal, Wolfenstein: Youngblood, Baldur's Gate 3, Final Fantasy 15, Rage 2, Football Manager 2020, Borderlands 3, Assassin's Creed Odyssey, Ghost Recon Breakpoint e Mortal Kombat 11 já foram confirmados para o serviço.
Tendo em conta que estás a obter acesso aos jogos via streaming, não tinha sido confirmado se pagarias o preço completo dos jogos, mas Phil Harrison, responsável máximo pelo Stadia, confirmou ao Eurogamer que os jogos no seu serviço custam o mesmo que nas actuais plataformas.
"Não sei porque seriam mais baratos," disse Harrison.
Os jogos no Google Stadia via streaming terão o mesmo preço que um jogo físico ou digital na Xbox One, PS4, PC e Nintendo Switch, algo que Harrison explica.
"O valor que tens do jogo no Stadia significa que podes jogá-lo em qualquer ecrã na tua vida - TV, PC, portátil, tablet, telemóvel. Penso que isso será valioso para os jogadores."
"Na teoria, a versão do Stadia estará na sua melhor qualidade possível de inovação e sofisticação, em termos do motor de jogo."
No entanto, Harrison não diz quanto vão custar os jogos e diz que isso dependerá das editoras, mas afirma que vão estar atentos aos preços praticados no mercado.
O Google Stadia - tal como o Xbox Game Pass da Microsoft e o PS Now da Sony, são apresentados como uma espécie de "Netflix para videojogos", serviços que pagas mensalmente e te dão acesso a tudo o que está nele. Quando chega uma novidade, tens garantido o acesso imediato.
No entanto, no Stadia, mesmo com a subscrição Pro, terás de pagar o preço dos novos jogos, além do valor da subscrição.
Harrison diz que estamos num momento de transição e inflexão na indústria, que deixará para trás o modelo de consumo por posse.
"Em todo o mundo, já passamos o ponto de viragem do físico para o digital. Especialmente no Reino Unido, está a acelerar com o passar do tempo."
O gestor do Google Stadia diz que pagar por uma subscrição mensal e vender jogos a preço completo é uma forma de te dar opções de escolha e relembra que com este serviço, não gastas tanto quanto gastarias num PC gaming ou consola.
"A indústria está em transição. Nem todos os estúdios ou editoras estão prontos para passar para a subscrição. Francamente, nem todos os jogadores estão prontos para passar para subscrições. Por isso, queremos dar aos jogadores a escolha para que possam interagir com os jogos da forma que querem - em todos os casos, sem o elevado custo inicial de comprar um dispositivo sofisticado para colocar debaixo da TV ou secretária."
O Stadia chegará em Novembro de 2019 e a Edição de Fundador apresenta 3 meses de Stadia Pro, comando e Google Chromecast Ultra para streaming.
A Google ainda não confirmou os jogos que estarão disponíveis através da subscrição Stadia Pro, apenas Destiny 2, mas afirma que o número de jogos vai crescer com o tempo e relembra que tem o seu próprio estúdio, sem esquecer os exclusivos como Gylt da Tequila Works.
Se quiseres jogar jogos como Borderlands 3 ou Doom Eternal no Stadia, terás de pagar o mesmo que pagarias na PS4, Xbox One ou PC.