"Jogos mais pequenos a preço completo não é o melhor caminho", diz director de Outriders
O jogo tem de ser divertido e bom.
Recentemente, a indústria viu-se mergulhada numa nova discussão sobre o seu actual estado, num debate que questiona se é realmente necessário que todos os jogos sejam gigantes e cada vez maiores.
Shawn Layden, ex-presidente da PlayStation America, é o responsável por esta nova discussão em torno dos videojogos, após comentar que actualmente custa entre $80 milhões a $150 milhões desenvolver um AAA e que os jogos têm o dobro da longevidade, mas demoram o dobro do tempo a desenvolver e estamos perante um modelo insustentável de negócio.
Passar 5 anos a desenvolver um jogo com 60 ou mais horas de gameplay não é para qualquer um e para alguns estúdios, passar 3 anos a desenvolver um jogo de 10 a 15 horas poderia ser melhor, sem esquecer os jogadores que não têm tempo para investir 60 ou mais horas num jogo.
Questionado sobre o que pensa desta ideia, Bartosz Kmita, director criativo em Outriders da People Can Fly, respondeu que jogos mais pequenos a preço completo não é o melhor para a indústria e que o mais importante é o valor do conteúdo.
"Vamos ser honestos. Os jogos não são muito baratos, por isso temos de valorizar o dinheiro que as pessoas pagam. Jogos que são pequenos, mas a preço completo, penso que não é a forma que devemos seguir na indústria, no geral."
"Somos um bom exemplo porque estamos a tentar entregar não um 'jogo como um serviço', mas um jogo completo. Estamos a criar um jogo que acreditamos será justo para os jogadores."
Segundo diz, quem comprar Outriders verá o seu dinheiro recompensado com imensas horas de diversão e um endgame que poderá ser ainda mais divertido. Além disso, Kmita compreende que existem companhias a desenvolver jogos extremamente caros, mas acredita que são rentáveis e por isso não se queixam.
Kmita diz ainda que não gosta de jogos que introduzem conteúdo apenas para prolongar artificialmente a longevidade, algo que detesta na televisão e até mesmo em videojogos.
Outriders está a ser desenvolvido como um jogo cross-gen e Kmita acredita que descobrirás uma experiência cooperativa muito divertida e de valor.