Passar para o conteúdo principal

Sony dia que PlayStation Portal poderá ter jogos na nuvem

Sony está atenta e a trabalhar.

Crédito da imagem: Sony | PlayStation

A Sony está prestes a lançar o PlayStation Portal, um acessório que permite aos jogadores desfrutar dos títulos da PS5 em formato portátil, que requer uma ligação Wi-Fi de banda larga com, pelo menos, 5 Mbps.

Apesar das muitas potencialidades do dispositivo, existem alguns obstáculos, nomeadamente a falta de suporte para jogos na nuvem. Mas de acordo com uma entrevista recente divulgada pelo ResetEra, Hideaki Nishino, vice-presidente da Platform Experience da PlayStation, esta possibilidade poderá ser uma realidade no futuro.

Na entrevista recente Hideaki Nishino expressou a intenção de se avaliar a inclusão do streaming na nuvem. No entanto, sublinhou a importância de a implementar corretamente, de modo a proporcionar uma experiência tranquila aos utilizadores.

Nishino esclareceu que o PS Portal não se destina a todos os utilizadores da PS5, mas a um nicho de mercado específico que pretende jogar longe da televisão. Salientou que os jogos da PS5 foram concebidos para um ecrã específico e um conjunto completo de comandos, pondo em causa a eficácia de oferecer esta qualidade num dispositivo que não cumpre estes critérios.

O lançamento do PlayStation Portal está agendado para 15 de novembro, com um preço de 219€. A empresa sublinha que o Portal foi concebido para satisfazer as necessidades de um grupo demográfico específico interessado em jogar PS5 fora do ambiente tradicional da sala de estar.

"Os jogos que correm na PS5 requerem "uma certa dimensão de ecrã e um conjunto completo de comandos". Acreditamos que fornecer este produto a dispositivos que não conseguem satisfazer esta qualidade seria enganar os clientes.

Sinceramente, é fácil assinalar as características. No entanto, gostaríamos de prosseguir enquanto consideramos cuidadosamente se esta é uma boa ideia e se podemos realmente fornecer a jogabilidade sem quaisquer problemas.

Relativamente ao Portal, a reprodução remota e a nuvem só são diferentes em termos de localização do servidor e não existem problemas técnicos. Vamos começar com o remote play e prosseguir com a verificação.

Temos levado os jogos na nuvem muito a sério desde que adquirimos a Gaikai (em 2012).

É importante que não se sinta que é um jogo na nuvem. Caso a transferência fique em espera e expire, os clientes nunca mais acreditarão nos jogos na nuvem. Não quero que as pessoas digam: "Não conseguia usar os jogos na nuvem".

O importante não é experimentar apenas uma vez e dizer que está tudo OK, mas sim pensar no que se pode fazer para que os jogadores continuem a utilizar, como os ajudar a perceber a forma de utilizar sem se desligarem da rede, e por aí adiante."

Podes ler a nossa análise completa ao PlayStation Portal aqui.

Lê também