Jogos para um jogador são os mais afectados pela pirataria
Produtor da Blizzard diz que incluir um modo multijogador reduz o impacto.
Em declarações à PC Gamer, Rob Pardo, produtor de jogos como Diablo e Starcraft, afirma que os títulos que oferecem apenas um modo a solo sentem mais os efeitos da pirataria do que aqueles que incluem modos multijogador.
Pardo diz que, "Para muitas companhias, a parte de maior sucesso do seu produto é a campanha a solo, ou o único conteúdo do jogo que é jogado por um jogador. Desta forma vêem-se forçados a utilizar medidas anti-pirataria muito severas, como é o caso dos sistemas DRM".
Pardo dá como exemplos o jogo Spore que assenta as suas bases no modo a solo e que regista altos valores de pirataria desde que foi lançado em Setembro do ano passado.
"A razão pela qual os nossos jogos têm tanto sucesso no PC é porque oferecemos um modo multijogador complexo, em que se o jogador quiser jogar no Battle.net, deverá ter um código do produto legítimo, o que corta o caminho para os piratas."