Jogos premium sem micro-transações, defendem estúdios
Acreditam que a venda do jogo chega para ter sucesso financeiro.
Atualmente, vivemos numa era marcada por jogos vendidos a preço completo que chegam repletos de formas de ganhar mais dinheiro pós-compra, as micro-transações, mas a maioria dos trabalhadores na indústria não acreditam que sejam necessárias.
De acordo com um inquérito realizado na Devcom 2024, perto de 90% dos trabalhadores em estúdios na indústria dos videojogos responderam que os videojogos premium não precisam de micro-transações. É uma percentagem elevada e que revela bem o que pensa a maioria destes trabalhadores.
Entre os 100 trabalhadores questionados na Devcom 2024, 89% respondeu que os jogos AAA premium pode ter sucesso financeiro simplesmente com a venda do jogo em si. A esmagadora maioria também acredita que o modelo de vender o jogo, em formatos físico e digital, é o melhor para o seu estúdio.
Sobre o atual estado da indústria, 55% destes trabalhadores acredita que é a saturação que está a prejudicar o mercado, enquanto 46% acredita que o aumento nos custos de desenvolvimento são a principal causa.
Neste inquérito, partilhado pelo Insider-Gaming, 31% defende que a inteligência artificial deve ser pouco usada no desenvolvimento, mas 21% defende que a IA deve ser usada na construção de código e para acelerar o desenvolvimento.