Passar para o conteúdo principal

Jogos responsáveis por menos crimes

Estudo indica jogos afastam jovens das ruas.

Um novo estudo realizado em colaboração entre investigadores do Texas e o centro europeu de investigações económicas mostraram que os videojogos podem ser um dos fatores no declínio da delinquência nos Estados Unidos, que tem vindo a baixar desde 1991 e que teve um declínio mais acentuado nos últimos dois anos.

Os delitos que mais desceram foram o tráfico de drogas como a cocaína, e no próprio estudo trabalha-se sobre a hipótese de que esta redução no consumo dessa droga implicou também uma descida em outros tipos de delitos. No entanto o estudo também considera que o auge da popularidade dos videojogos foi um fator muito importante.

Segundo o estudo, intitulado de "Understanding the Effect of Violent Videogames on Violent Crimes", os videojogos servem como entretenimento que faz com que os jovens, que poderiam ser potencialmente conflituosos, não estejam nas ruas, reduzindo os seus índices de criminalidade.

De acordo com o estudo, os videojogos podem gerar um fator de tendências ligeiramente anti-sociais de forma a que os jovens prefiram jogar com eles do que estar nas ruas sem ter nada que fazer, evitando que se metam em problemas.

Lê também