Jogos Xbox na PlayStation abrandam após o anúncio de Indiana Jones and the Great Circle PS5
Microsoft poderá estar a avaliar a reação negativa enquanto Halo e Gears of War são linhas vermelhas.
O súbito abrandamento das adaptações de jogos da Xbox para a PlayStation parece estar ligado à reação negativa dos jogadores ao rápido anúncio de Indiana Jones and the Great Circle para a PS5, de acordo com informações partilhadas pelo eXtas1s.
A mudança de ritmo nas adaptações multiplataforma não significa um cancelamento, mas sim uma resposta à reação menos positiva. Esta decisão parece ser um ajuste estratégico da Microsoft, que tenta medir a resposta dos jogadores aos lançamentos multiplataforma.
Embora a Microsoft tenha mantido um historial de exclusivos para os seus principais jogos, o caso do Indiana Jones foi uma surpresa quando a empresa anunciou um lançamento para a PlayStation na primavera de 2025, pouco depois da sua chegada inicial em dezembro de 2024 à Xbox e ao PC. Esta decisão foi interpretada como parte de uma estratégia de adaptação às necessidades do mercado, especialmente após a aquisição da Activision Blizzard.
No entanto, certas propriedades da Microsoft, como as franquias Halo e Gears of War, continuam a ser consideradas “linhas vermelhas”, indicando que a empresa ainda não tem intenção de levar estes títulos icónicos para outras plataformas. Esta posição demonstra um equilíbrio delicado que a Microsoft parece estar a gerir entre expandir o alcance de alguns títulos e manter a exclusividade de outros, numa tentativa de proteger o valor da sua própria linha de hardware.
A ser verdade, estes ajustes demonstram que a Microsoft pode estar a avaliar cuidadosamente a resposta do mercado antes de tomar novas decisões sobre os seus lançamentos multiplataforma. A resposta menos positiva da comunidade em relação ao lançamento de Indiana Jones para a PlayStation pode ter sido um fator de mudança na sua estratégia, mas os próximos passos ainda não foram dados.