Passar para o conteúdo principal

Jornalista demitido por divulgar pedido da Rockstar?

Em causa estará um pedido de boa nota para Red Dead Redemption.

De acordo com o News.com, um jornalista, chamado Toby McCasker, que era editor de entretenimento da Zoo Weekly, meio australiano, declara que foi despedido por ter revelado um pedido por parte da Rockstar em dar uma pontuação positiva a Red Dead Redemption.

Toby McCasker colocou no seu Facebook, partes do email que supostamente a Rockstar enviou, dizendo, "Este é o maior jogo que lançamos desde GTA IV, e já recebemos nomeações para o Jogo do Ano de 2010, de especialistas de todo o mundo. Podes, por favor, assegurar que o artigo do Toby reflicta isto - ele precisa respeitar o enorme sucesso, sobre o que ele está a escrever".

O comentário no Facebook foi entretanto apagado e Toby McCasker despedido do Zoo Weekly. O jornalista afirma que foi vítima de um sistema que permite que as empresas exigem uma cobertura positiva sobre um jogo, em troca de receitas de publicidade.

Em comentário ao News.com, Toby afirma, "Eu não assinei para ser um jornalista que escreve publicidades disfarçadas. A ideia de que o 'dinheiro por comentários' está a se tornar num 'status quo' na imprensa física, é algo que me incomoda muito."

A Rockstar Australia comenta que, "Não estamos bem esclarecido sobre a história. Nós tentámos sempre mostrar os nossos jogos à imprensa e clara aos nossos fãs da forma mais atraente possível, e, claro, nós, como todas as outras editoras de videojogos na Austrália, ou em qualquer outro lugar, queremos que os nossos jogos sejam vistos de uma forma positiva".

O editor da Zoo Weekly, Paul Merrill, em comentários ao Kotaku, nega todas as acusações de Toby McCasker, dizendo, "Quero deixar claro que em nenhum momento a Rockstar NUNCA procurou uma análise preferencial em troca de publicidade. Na verdade, nenhuma empresa de videojogos sugeriu isso. A Zoo nunca daria uma análise positiva a um jogo com diferente nota, em troca de publicidade".

Paul Merrill diz que Toby McCasker foi despedido por outras razões, que incluem a colocação de um email privado no Facebook.

Lê também