Passar para o conteúdo principal

Juiz impede o bloqueio ao Unreal Engine, mas Fortnite não regressou à App Store

Epic conseguiu vitória parcial.

A Epic Games conseguiu uma vitória parcial na sua luta contra as políticas da Apple para a loja digital iOS, mantendo o acesso às ferramentas de criação que lhe permitem continuar a apoiar o Unreal Engine nessa plataforma.

No entanto, o tribunal na Califórnia não apresentou um parecer favorável à Epic Games na decisão de devolver Fortnite à App Store iOS e o popular battle royale permanecerá ausente nesta plataforma.

Segundo partilhado pelo TheVerge, Yvonne Gonzalez Rogers aceitou o pedido da Epic Games para impedir que a Apple limite a sua capacidade em apoiar o Unreal Engine na plataforma iOS, algo que iria impedir imensos outros estúdios e companhias de actualizar os seus jogos criados com esse motor.

"A Epic Games e a Apple são livres para se litigarem uma à outra, mas a sua disputa não deve criar o caos entre os espectadores," escreveu Rogers. "A Apple escolheu agir com severidade e ao fazê-lo, afectou partes não envolvidas e um ecossistema de desenvolvimento para terceiros. A este respeito, as equidades pesam contra a Apple."

No entanto, Rogers não divulgou um parecer favorável à Epic Games sobre Fortnite pois escreveu que a Epic Games "escolheu estrategicamente quebrar os seus acordos com a Apple" e assim sendo, quebrou com as normas impostas.

A juíza decreta que a culpa é da Epic Games no caso de Fortnite e esta ainda não demonstrou estar perante uma situação irreparável, afirmando que o bloqueio de Fortnite poderá ser resolvido ao remover o método alternativo de pagamento. Este processo poderá ser feito ao regressar à anterior versão do jogo.

Esta decisão foi feita para manter a normalidade possível até que as companhias possam preparar os seus argumentos em pleno e avançar com o caso para tribunal. A primeira audiência decorrerá a 28 de Setembro e tentará determinar se a Apple pode mesmo avançar com as sanções contra o Unreal Engine e Fortnite, mas o caso poderá arrastar-se durante meses.

Lê também