Kickstarter vai obrigar que os projetos divulguem se usam IA
Nova política entra em vigor este mês.
O Kickstarter anunciou uma mudança futura na sua política que exigirá que projetos futuros divulguem se usarão IA e, em caso afirmativo, como é que a vão usar.
Desde o lançamento em 2009, a popular plataforma de crowdfunding representou uma grande oportunidade para indivíduos criativos que buscam dar vida a vários projetos e produtos. Em particular, os produtores independentes de videojogos e jogos de tabuleiro conseguiram grande sucesso através do Kickstarter.
A novidade foi dada na conta oficial do Kickstarter na plataforma X, onde afirmaram o seguinte:
"Temos prestado atenção à conversa sobre IA. Hoje, anunciamos uma política de IA, moldada pelo feedback dos nossos criadores e patrocinadores, que define diretamente como abordaremos os projetos do Kickstarter que envolvem IA."
As novas regras entrarão em vigor a 29 de agosto e exigirão que os projetos que envolvem IA expliquem de onde obterão dados, como os mesmos serão usados e ainda como é que a IA está a ser considerada no seu projeto, protegendo os direitos e a privacidade de outras pessoas.
O Kickstarter não vai banir projetos com IA, mas quer garantir que potenciais patrocinadores tenham todas as informações antes de decidirem apoiar um projeto.