Kinect e Move na próxima geração de consolas
Para Reeves isso é irremediável.
De acordo com as previsões de David Reeves, patrão da Capcom Europe e antigo presidente da SCEE, a próxima geração de consolas terá de incorporar o Kinct e o Move.
"Penso que o controlo por movimentos é o preâmbulo para aquilo que virá acontecer nas próximas consolas. Não sei quando é que elas chegarão. Essa forma diferente de controlar um jogo, quer com a tuas mãos e pés ou com a tua voz, ou até mesmo só com os olhos..." disse ele.
"Penso que isso irá prolongar um pouco mais a vida das consolas. Há tanto investimento nesses sistemas, que eles terão de usá-los também na próxima geração de consolas. Ou uma modificação. Eles irão aprender imenso com isto."
Tanto a Sony como a Microsoft recusam-se para já a falar da próxima geração de consolas.
A Microsoft diz que o seu Kinect irá prolongar a vida da Xbox 360 por mais cinco anos. Enquanto que a Sony planeia um ciclo de vida de 10 anos para a sua PlayStation 3.
No entanto com cinco anos no mercado, começa-se a falar de uma nova geração de consolas.
A curto prazo Reeves acredita que a PS3 terá grandes ganhos, enquanto que a Xbox 360 terá ganhos medianos e a Wii poderá ter o seu declínio.
A PS3 irá crescer masssivamente, principalmente fora dos mercados de primeira linha da Europa," disse ele. "A Xbox 360 vai continuar a crescer e a Wii, infelizmente, vejo-a a decair, como está a acontecer agora, rapidamente."
"A não ser que eles apareçam com algo realmente bom, software inovador com IPs muito fortes, penso que eles terão de se esforçar. Mas é o ciclo de vida, não é?"