King regista a marca Candy e tenta remover outros jogos da App Store
Produtores indie queixam-se não têm recursos para lutar.
Os criadores do jogo Candy Crush Saga obtiveram recentemente os direitos sobre a palavra "Candy" (apenas na área dos videojogos e, estranhamente, roupa) e estão a tentar remover outros jogos da App Store que usem esta palavra, afirmando que estão a infringir os direitos de propriedade intelectual.
O alerta para a situação foi dado pelo Gamezebo, que contactou Benny Hsu, um dos produtores a ser acusado de infrigir os direitos da King pelo uso da palavra Candy.
Benny Hsu é o autor de All Candy Casino Slots, que não tem semelhanças a Candy Crush no estilo de jogo. O que ambos os jogos têm em comum é apenas a palavra Candy.
Quando Hsu contactou os auxiliares jurídicos da King para esclarecer a situação, foi lhe dada a resposta de que o uso de "Candy Slots" no icon do seu jogo infringe a marca "Candy", havendo o risco de criar confusão entre os consumidores e prejudicar Candy Crush.
A palavra Candy pode ser considerada comum, no entanto, Martin Schwimmer, o autor do The Trademark Blog e um parceiro na firma Leeson Ellis, explicou ao Gamezebo que é possível adquirir os direitos de uma palavra comum dependendo da sua associação à marca. Por exemplo, se alguém usasse a palavra Apple em produtos electrónicos, certamente que entraria em problemas legais com a Apple.
Todavia, os direitos da King sobre a palavra Candy podem não lhe dar a autoridade para remover outros jogos da App Store, porque não é uma marca com um nome único, ao contrário de marcas como Teenage Mutante Ninja Turtles, um exemplo dado por Schwimmer.
O conselho de Schwimmer para os produtores que estão a receber cartas da King por infringir a marca, é contactar um advogado para tentar chegar a um acordo. Mas esta é uma solução que parece não estar ao alcance dos pequenos produtores devido aos custos implicados.
"Eu próprio e outros produtores independentes não temos o dinheiro ou os recursos para lutar... O meu plano é mudar o nome se for preciso," disse Benny Hsu.