Passar para o conteúdo principal

Kingdom Hearts: 358/2 Days

De regresso ao mundo dos sonhos.

“Kingdom Hearts” apaixonou jogadores um pouco por todo o mundo, em parte graças ao enredo e à forma como este integra todo o mundo Disney de forma genial. O facto de ter atingido elevados níveis de popularidade fez com que a “Square Enix” decidisse levar a série a outras plataformas, como é o caso da Nintendo DS, com o novíssimo “Kingdom Hearts: 358/ 2 Days”.

Este novo episódio, que se localiza entre “Kingdom Hearts: Chain of Memories” e “Kingdom Hearts II”, centra-se na personagem Roxas, membro da “Organization XIII” e, apesar do jogo se focar nos mistérios desta organização, é-nos dada a conhecer toda a história de Roxas, o que facilita a compreensão do enredo para quem não acompanhou os outros jogos da série.

Apesar da Nintendo DS ter capacidades que nenhuma outra consola portátil tem, a “h.a.n.d.”, produtora do jogo, sempre disse que queria que este fosse um título bastante parecido com as restantes versões e, por isso, não serão utilizadas as tecnologias tácteis do aparelho. Em vez disso, o jogador terá à sua disposição controlos bastante semelhantes aos das versões PlayStation 2.

O esforço em produzir uma obra que agrade aos fãs da série é bem notório, com o título a apresentar cenários e personagens totalmente em 3D, onde nenhum detalhe foi sacrificado. Estes apresentam um design bastante característico, com todos os pormenores e paletes de cores particulares da série. Como sempre, iremos visitar os mais diversos mundos Disney, como o de “O Estranho Mundo de Jack”, “Hércules”, “O país das maravilhas”, entre muitos outros.

Mas não são só os gráficos que merecem grande destaque. A jogabilidade, o aspecto mais importante num RPG, também se mantém bastante similar àquela que podemos encontrar na 128 bits Sony, focando-se mais na componente acção. A juntar a isto temos os movimentos fluidos capazes de deixar qualquer um de boca aberta, que se expõem diante de nós de forma simplesmente fantástica.

O jogo apresenta uma mecânica bastante semelhante à da versão PlayStation 2.

A sonoplastia promete estar ao nível de qualquer produção de luxo da “Square Enix”. As músicas despertam os mais variados sentimentos no jogador, e oscilam entre temas calmos a faixas agressivas, dependendo, claro está, da situação em que nos encontramos. Tal como nas obras anteriores, também aqui existem as habituais “covers” das músicas mais marcantes dos filmes Disney, também elas com o intuito de fazer com que o jogador se insira mais profundamente na acção.

A principal novidade deste “Kingdom Hearts” é a componente multijogador, onde será possível, juntamente com até quatro amigos, realizar tarefas em modo cooperativo, sendo que cada um joga com uma personagem da “Organization XIII”. No entanto, estas não têm consequências para o modo principal. A juntar a este modo de entreajuda existe um competitivo, onde existe a possibilidade de defrontarmos os nossos amigos.

“Kingdom Hearts: 358/ 2 Days” ambiciona destacar-se no vasto catálogo de jogos da Nintendo DS, pegando na fórmula de sucesso que conquistou na PS2 e adaptando-a para o formato portátil. Infelizmente, ainda não foi revelada a data de lançamento europeu do jogo, pelo que só nos resta aguardar por novidades.

Lê também