Passar para o conteúdo principal

Kirby Fighters Deluxe - Análise

Smash Kirby.

Vivos e entusiasmantes combates, sobretudo com mais jogadores. Peca pelo conteúdo limitado.

Com um género completamente diferente de Dedede's Drum Dash Deluxe, Kirby Fighters Deluxe fica a meio caminho de um Smash Bros, mas só com Kirbys e um conjunto de bosses, entre os quais o impiedoso Dedede. As semelhanças são aliás muito significativas com o jogo da Sora. Os ataques de um qualquer Kirby que tenhamos escolhido consoante o seu golpe e arma primários, realizam-se da mesma forma, através de movimentos direccionais. Sendo Kirby a personagem central, não podia faltar a flutuação que tanto lhe é reconhecida, podendo dessa forma fugir de golpes dos adversários e evitar obstáculos potenciadores de danos.

Mas tal como sucedeu com Dedede's Drum Deluxe, também esta versão não equivale, em termos de conteúdo, a um jogo normalmente editado em formato físico. Daí que a sua permanência como oferta exclusivamente digital através da eShop e o baixo preço (6,99 euros) se perfilem como sinais evidentes da natureza concreta do jogo. Não obstante, oferece novos cenários, diferentes Kirbys e um modo multiplayer (local) bem aprazível. Quanto a opções de combate online, isso não foi contemplado, o que é uma pena, uma vez que claramente daria outro potencial ao jogo.

Combates a quatro.

O modo singe player não difere do apresentado no mini jogo em Kirby: Triple Deluxe. Os jogadores escolhem um entre dez Kirbys e entram em cena enfrentando sucessivos adversários até chegarem ao combate final. Derrotado o chefe, completam o jogo. O grau de dificuldade cria aqui mais algumas barreiras, sobretudo um melhor desempenho dos adversários. No modo fácil, o jogo conclui-se sem qualquer combate repetido, enquanto que na dificuldade "hardest" embora não sendo insana, encontram um desafio mais sólido.

Os combates são frenéticos e muito fluidos, ainda que ocasionalmente, diante de alguma convergência de personagens e efeitos especiais causados pelas bombas e efeitos estrondosos dos ataques seja notória uma quebra de frame rate. As habilidades são bastante diversificadas e depois de concluirmos o jogo ganhamos uma versão diferente do mesmo equipamento. No entanto, não podemos mudar de habilidade, o que significa que temos de combater com a mesma arma até ao fim. É pena que não haja mais alguma diversidade em termos de golpes e nem mesmo os canhões e outros items a que temos acesso a partir de caixas libertadas aleatoriamente durante o combate chegam a ser suficientes para acusar alguma falta de material de combate. Alguns são mais interessantes e proporcionam até pequenas cenas animadas quando utilizados com sucesso.

Bónus e extras.

Mas o melhor é a opção para até 4 jogadores, sendo que a opção download possibilita que mesmo que algum jogador não possua uma cópia do jogo não fique privado da acção, podendo escolher um kirby de um grupo restrito. O modo multiplayer oferece mais alguma imprevisibilidade, muito à custa das habilidades e de um pormenor interessante que leva a que um jogador derrotado se transforme num Kirby fantasma a flutuar pelo cenário, aguardando por uma oportunidade para aplicar um ataque e regressar ao jogo. Neste modo podem ainda jogar por equipas e tirar as teimas sobre quem é o mais rápido a causar danos.

Ver no Youtube

Por pouco mais de seis euros Kirby Fighters Deluxe é uma opção a considerar se gostaram e dedicaram bastante tempo ao mini jogo integrado em Kirby: Triple Deluxe. Só pelo estilo de combate se podem considerar as semelhanças com o sistema de combate em Smash Bros, porque em conteúdo não há muito a comparar. Este é claramente um jogo bastante limitado mas ainda assim capaz de segurar os interessados por algum tempo, especialmente se puderem dar uso à opção para vários jogadores. No meio de tantos habilidosos Kirbys, qual deles levará o cinto de campeão?

Lê também